Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft apresenta seu "código de ética" para desenvolvimento de IA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Junho de 2023 às 13h52

Link copiado!

Freepik
Freepik
Tudo sobre Microsoft

Nesta quinta-feira (8), a Microsoft apresentou o "AI Customer Commitments", espécie de código de ética próprio com pilares que a empresa pretende seguir no desenvolvimento de inteligência artificial. A MS quer assegurar que a evolução da tecnologia aconteça de forma eficiente, mas sem ultrapassar limites legais de nenhum país.

Código de ética de IA da Microsoft

Em termos gerais, as filosofias da Microsoft são pautadas em três pilares: transparência, segurança e responsabilidade. A empresa inaugurou um programa de qualidade para assegurar a integridade das implementações de novas tecnologias e atender as demandas legais do segmento.

Continua após a publicidade

1. Transparência no desenvolvimento de IA

Quanto à transparência, a MS busca tornar todo o processo de desenvolvimento dos novos modelos o mais claro possível. "Primeiro, vamos compartilhar o que estamos aprendendo sobre como desenvolver e implantar IA de forma responsável e ajudaremos você a aprender a fazer o mesmo", pontua a empresa.

As medidas em relação à transparência são:

  • Compartilhamento de expertises: a MS se compromete a documentar todo conhecimento adquirido durante o desenvolvimento de IAs, incluindo guias de impacto, padrões éticos e anotações de transparência;
  • Compartilhar o currículo de treinamento: a empresa pretende demonstrar como o próprio trabalho atende sua cultura responsável de IA, "incluindo partes importantes do currículo que usamos para treinar os funcionários da Microsoft";
  • Criação de recursos dedicados: a companhia pretende investir em setores dedicados para atender demandas de regiões específicas.
Continua após a publicidade

2. Programa de garantia de IA

A segunda medida estabelecida no AI Customer Commitmens é o "AI Assurance Program" ("Programa de Garantia de IA", em tradução livre). Trata-se de um esforço da Microsoft para acompanhar o desenvolvimento de modelos avançados com precisão, rigor e conhecimento sobre os possíveis impactos.

Para isso, a empresa esclareceu o próprio gerenciamento de risco, criará conselhos de consumidores para acompanhar a opinião pública e contará com a participação de órgãos do poder público na promoção de legislação eficiente e interoperável quanto a IA.

Continua após a publicidade

3. Trabalho coletivo

Em terceiro lugar está a criação de times dedicados dentro da Microsoft para atender exigências legais de cada região. "Criaremos uma equipe dedicada de especialistas jurídicos e regulatórios em IA em regiões ao redor do mundo como um recurso para você apoiar a implementação de sistemas responsáveis de governança de IA em seus negócios", explica a empresa.

Por fim, a empresa pretende criar um programa com parceiros selecionados para permitir que outras empresas participem da construção de novas tecnologias. As empresas PwC e EY são os primeiros membros deste grupo.