Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quais são os navegadores mais usados no mundo?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Fevereiro de 2024 às 12h10

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

Ter um bom navegador é um fator muito importante para melhorar a experiência de acesso à internet no computador e no celular. As opções mais populares no mercado trazem um misto de ajustes de personalização, recursos variados que melhoram a experiência e ajustes de segurança.

A lista dos navegadores mais usados tem um domínio claro no topo, mas mostra algumas diferenças com relação à plataforma usada — o cenário nos celulares é bem diferente dos PCs, por exemplo. Os dados coletados foram pelo site Statcounter no período entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024.

Navegadores mais usados nos celulares

Continua após a publicidade

Os browsers mais populares possuem opções dedicadas aos dispositivos móveis:

5. UC Browser (1,36%)

O aplicativo não é muito conhecido no Brasil, mas faz sucesso em países da Ásia, como China, Índia, Tailândia e Singapura. Disponível somente para Android, a ferramenta tem mais de 1 bilhão de downloads na Play Store e também funciona como um agregador de conteúdo.

4. Opera (2,15%)

Continua após a publicidade

O Opera é uma das opções mais versáteis do mercado e conta com versões diferentes, como um app voltado para gamers no desktop. No celular, o aplicativo para Android e iOS conta com uma IA generativa integrada e incorpora muitas ferramentas da versão web, como uma VPN.

3. Samsung Internet (4,39%)

O navegador nativo da Samsung surfa na onda da popularidade dos celulares da fabricante e aparece na terceira posição entre os browsers mais usados do mundo. Muita gente decide usá-lo como opção padrão e não segue com o Google Chrome, como é comum no Android.

Continua após a publicidade

2. Safari (25,07%)

Seguindo a mesma linha de raciocínio do Samsung Internet, o Safari é o navegador pré-instalado nos iPhones e conquista a preferência de muitos usuários do aparelho. Além disso, pode ser integrado à conta da Apple e facilitar o uso entre dispositivos da Maçã.

1. Google Chrome (64,74%)

Não dá para pensar em navegadores sem incluir o Google Chrome, usado em 64,74% dos celulares. Além de ser a opção padrão instalada em algumas interfaces do Android, o software conseguiu incorporar muitos dos recursos já presentes na versão para PC, que domina o segmento.

Continua após a publicidade

Navegadores mais usados nos computadores

A lista nos PCs é um pouco diferente, com alguns nomes mais tradicionais e instalados nativamente:

5. Opera (3,23%)

Com VPN integrada, bloqueador de anúncios nativo e muitas opções de personalização, o Opera ocupa a quinta colocação entre os mais populares do mundo nos PCs disponível para Linux, macOS e Windows. Além da versão tradicional, existe o Opera GX, voltado para gamers e com muitos ajustes que otimizam a performance do app durante a jogatina.

Continua após a publicidade

4. Firefox (7,57%)

O Firefox é um dos navegadores mais longevos e confiáveis do mercado, com versões para Linux, macOS e Windows. Lançado em 2004, proporciona uma experiência que não exige muito da memória RAM, possui diversos recursos que reforçam a privacidade de navegação e sempre foi uma alternativa a nomes mais famosos, como Chrome, Safari e o extinto Internet Explorer.

3. Safari (8,83%)

O navegador da Apple faz muito sucesso entre usuários dos dispositivos da Maçã, seja em computadores ou celulares. A popularidade do Safari segue as tendências de uso dos aparelhos da empresa ao redor do mundo e o navegador se mostra como uma opção confiável e leve ao macOS. Vale lembrar que o app não possui mais uma versão para Windows, o que poderia alavancar ainda mais a popularidade.

Continua após a publicidade

2. Microsoft Edge (12,96%)

Se o navegador pré-instalado do macOS é popular nos dispositivos da Apple, faz sentido que o correspondente do Windows siga o mesmo caminho. O Microsoft Edge vai além de um substituto do Internet Explorer: é um navegador completo, com uma interface fácil de ser organizada e funções para personalizar a navegação — e ainda tem versão para Linux e macOS.

1. Google Chrome (64,84%)

Continua após a publicidade

Novamente, o primeiro colocado não poderia ser outro: o Chrome lidera com folga o mercado global de navegadores nos computadores e nos celulares. A ferramenta conseguiu estabelecer uma hegemonia no segmento após a queda de popularidade do Internet Explorer, principalmente por oferecer uma alternativa completa de navegação, e desde então abriu uma longa vantagem em relação aos concorrentes. 

Navegadores mais usados em todas as plataformas

A classificação geral, somando celulares, tablets e computadores, fica da seguinte maneira:

  1. Chrome (64,41%)
  2. Safari (18,82%)
  3. Microsoft Edge (5,36%)
  4. Firefox (3,30%)
  5. Opera (2,55%)
Continua após a publicidade

Você também pode conferir quais são os navegadores mais usados no Brasil e comparar com os resultados globais.