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iPhone de ouro | Como são feitos os celulares mais caros do mundo

Por| Editado por Léo Müller | 30 de Maio de 2024 às 08h30

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Reprodução/Caviar
Reprodução/Caviar

O iPhone de ouro é a prova de que o mercado de celulares está cada vez mais competitivo, e as empresas precisam ousar para se destacar de alguma forma. Logo, aparelhos que focam no luxo e na ostentação, para serem o objeto de desejo dos ricos e famosos, começam a ser cada vez mais vistos nas manchetes. Mas, afinal, como é feito o celular mais caro do mundo? Saiba detalhes relevantes sobre a produção deste tipo de smartphone ao longo do texto.

Fundada em 2011, a russa Caviar é a empresa mais conhecida no ramo dos iPhones de ouro. Seu primeiro produto personalizado foi o iPhone 4 com a traseira toda feita em ouro, mas ela já trabalha com produtos Samsung também. Os materiais precisos usados pela Caviar incluem ouro, diamantes, titânio, couro natural, carbono, esmalte de joias, meteoritos e artefatos raros. Com isso, os preços dos celulares de luxo variam de US$ 8 mil a US$ 500 mil.

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Considerando os materiais fornecidos pela Caviar em seu site oficial, o uso do material dependerá da proposta do produto. No catálogo, é possível encontrar a Airtag Palm Jumeirah, que é uma edição limitada do rastreador da Apple. Apesar de ser dourado, o produto não é nem mesmo folheado a ouro, mas sim de titânio dourado.

Obviamente, essa diferença de material impacta “positivamente” no preço, que é de US$ 910, aproximadamente R$ 4.690. Em contrapartida, a Airtag Providence tem a sua estrutura externa toda em ouro 18 quilates, elevando o preço do acessório para US$ 15.560, algo em torno de R$ 80.190.

A respeito dos celulares, os produtos são revestidos por uma estrutura em ouro. Isso quer dizer que os designers da Caviar desenvolvem uma carcaça personalizada para os smartphones, e os joalheiros fazem o processo de derreter o ouro, estruturar e aplicar, criando uma nova “armadura” para substituir a existente.

As personalizações da Caviar são dispositivos completos. Não são apenas casos ou capas. Recriamos a aparência do iPhone do zero, relata a empresa em seu site oficial.

Logo, isso explica o fato de os modelos da empresa russa serem mais pesados do que as versões sem personalização. Por exemplo, existem modelos de luxo do iPhone que podem chegar a quase 500 gramas após receberem a estrutura em ouro, enquanto a versão original da Apple pesa menos de 230 gramas.
Mesmo com esse impacto na estrutura, a Caviar não deixa claro alguns pontos importantes a respeito da fabricação da carcaça dos produtos.

Entre eles, qual é a quantidade de ouro utilizada, já que apenas a pureza do elemento é descrita no site, sem deixar claro o quanto da área personalizada é de um material específico. A marca não se pronunciou sobre o assunto ao ser contatada pelo Canaltech.

Outra questão importante diz respeito à proteção. Afinal, tanto a Apple quanto a Samsung possuem certificação IP68 nos seus flagships. No entanto, será que a inserção de outra camada no corpo dos celulares não impacta na proteção contra a água e poeira?

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Considerando que o corpo do celular é desmontado para que essa nova carcaça seja aplicada, provavelmente o aparelho perde esta certificação. Além disso, é preciso destacar que a resistência do smartphone à queda também pode ser comprometida pelo peso extra.

Qual é o público do celular de ouro?

Atualmente, a Caviar possui mais de 14.024 clientes, sendo que 7.052 aparelhos foram projetos pessoais, desenvolvidos com exclusividade para os consumidores da empresa. A distribuição já é feita para mais de 60 países.

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No geral, são pessoas com estilo de vida sofisticado, sejam artistas, futebolistas, influenciadores ou anônimos. Além de terem muito dinheiro, eles gostam de ostentar sua riqueza com objetos exclusivos e de alto luxo.

Apesar de ter uma demanda a ser atendida pelas peças exibidas no site, a empresa também trabalha com a fabricação de peças personalizadas, dando individualidade ao produto. Assim, é possível fazer dispositivos com diferentes materiais e gravuras, desde um símbolo significativo para a pessoa, até o brasão de família.

Fonte: Caviar