Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 10 removerá Adobe Flash com atualização automática

Por| 05 de Janeiro de 2021 às 15h30

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft prepara mais um passo no (longo e lento) processo de morte do plugin Adobe Flash: desta vez, a companhia vai lançar  atualizações para o Windows que removem o componente dos PCs onde ele está instalado. As modificações para as diferentes versões do sistema operacional já estão disponíveis no catálogo do Windows Update, mas ainda devem ser liberadas para instalação automática nas próximas semanas.

Os pacotes de remoção foram anunciados em setembro pela Microsoft, quando a empresa detalhou o fim do suporte ao complemento da Adobe no Windows e nos navegadores Edge e Internet Explorer.

O programa de animações da Adobe teve o suporte técnico encerrado no último dia de dezembro de 2020, e não receberá mais atualizações de segurança ou recursos. O Flash teve seu auge na virada do milênio, simplificando a criação e distribuição de animações e até vídeos durante a transição entre as conexões discada e banda larga.

Continua após a publicidade

No caso da Microsoft, o pacote “Atualização para Remoção do Adobe Flash Player” basicamente desinstala a tela de configurações no Painel de Controle do Windows. A atualização está disponível para os sistemas Windows 8.1, 10 (até o pacote de atualização 2004, do primeiro semestre de 2020), Server 2012, 2012 R2, 2016 e 2019, tanto para processadores Intel (32 ou 64-bit) e ARM64.

Segundo o comunicado de setembro, a atualização é permanente e não pode ser revertida (exceto com a restauração de sistema ou reinstalação). Apesar de disponível desde outubro no catálogo de atualizações do Windows (exigindo o download manual pelo navegador), o pacote ainda deve ser oferecido como opcional no início deste ano para a ferramenta Windows Update.

Apesar de remover o Flash do sistema operacional, a atualização não desinstalará automaticamente o componente dos navegadores, mas o plugin já foi desabilitado nos principais programas, caso do Safari, Firefox e Chrome.

Continua após a publicidade

Para empresas que ainda dependam do Adobe Flash, a Microsoft oferece opções pagas de suporte estendido ao plugin — por exemplo, para sistemas internos, painéis de controle e ferramentas de treinamento — em parceria com a empresa Harman.

Fonte: Windows Latest