Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Morte do Adobe Flash: Internet Archive vai preservar games e animações

Por| 20 de Novembro de 2020 às 19h40

Link copiado!

Morte do Adobe Flash: Internet Archive vai preservar games e animações
Morte do Adobe Flash: Internet Archive vai preservar games e animações

O Adobe Flash está com os dias contados — a tecnologia vai morrer oficialmente no dia 31 de dezembro, não sendo possível mais baixar seu plugin de reprodução. Porém, para aqueles que já estão tristes com o fim da tecnologia que marcou uma geração inteira, temos uma boa notícia: o portal Internet Archive anunciou a criação de uma biblioteca digital para preservar joguinhos, animações e outras obras icônicas projetadas na plataforma.

O projeto faz parte do sistema Emularity e depende do Ruffle, um emulador próprio desenvolvido pelos voluntários do Internet Archive. Segundo os responsáveis pela biblioteca, o Ruffle ainda não está 100% pronto e não é compatível com games mais modernos, mas já consegue rodar perfeitamente aqueles joguinhos antigos que nos divertiam em tempos de lan houses e laboratórios de informática.

Continua após a publicidade

“O Flash forneceu uma porta de entrada para muitos jovens criadores produzirem jogos e animações de nível quase profissional, dando-lhes os primeiros passos para uma carreira posterior. As empresas criaram todos os tipos de trabalhos únicos, que se tornaram bordões e memes para muitos; e memórias que ainda podem recordar”, afirma o Internet Archive, em um comunicado oficial publicado em seu site.

No momento em que esta matéria foi escrita, a Software Library: Flash continha um total de 577 peças em Flash, entre jogos, animações e aqueles clássicos anúncios interativos. Não é necessário ter o plugin da Adobe para executá-los, visto que o emulador roda no padrão aberto WebAssembly (suportado por padrão em todos os navegadores disponíveis no mercado). A ideia é que a biblioteca atinja, em breve, a marca de 1 milhão de obras.

Fonte: Internet Archive