Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review GameSir G8 Galileo | Controle confortável para jogar no celular

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Março de 2024 às 17h55

Link copiado!

Review GameSir G8 Galileo | Controle confortável para jogar no celular
Review GameSir G8 Galileo | Controle confortável para jogar no celular

O GameSir G8 Galileo é o novo gamepad mobile da GameSir, marca chinesa já bastante conhecida por conseguir aliar produtos de excelente qualidade a preços acessíveis. Com esse novo controlador, ela tenta oferecer uma experiência de gameplay diferenciada aos usuários, sobretudo àqueles que colocam o conforto em primeiro lugar na hora de jogar.

Justamente por favorecer o conforto acima de qualquer outro aspecto, a GameSir não se preocupou em fazer do G8 Galileo o gamepad mobile mais portátil que existe por aí. Ele é grandalhão, tem empunhaduras que lembram bastante o GameSir T4 Cyclone e serve perfeitamente para usuários que têm as mãos grandes.

Essa é uma característica extremamente importante, sobretudo agora que o público gamer vem olhando cada vez mais atentamente para os dispositivos móveis. Além de títulos cada vez mais apelativos e atraentes, esses pequenos aparelhos hoje rodam serviços de jogos na nuvem como o Xbox Cloud e de streaming como o Steam Link e PS Remote Play.

Continua após a publicidade

Com essa variedade gigantesca de games à disposição, jogar no celular tem se tornado cada vez mais natural. E mais longas tem se tornado as sessões de gameplay. Assim, o GameSir G8 Galileo desponta como um dos melhores gamepads mobile para proporcionar horas e mais horas de jogatina.

Neste review, eu conto tudo sobre o GameSir G8 Galileo para você e conto como ele se saiu como o meu gamepad principal.

Design

À primeira vista, o GameSir G8 Galileo parece como qualquer gamepad mobile do mercado. O corpo é composto por duas empunhaduras e um vão central, que serve de berço para o usuário acoplar um celular de até 18,5 cm de altura – suficiente para aparelhos bem grandes.

O G8 Galileo vem em cor única, um tanto controversa, e pode degradar algumas pessoas. Quem não se agrada com elas diz que o gamepad tem um visual de protótipo inacabado e perdeu muito do charme e atratividade que cores padrão, como preta e branca, conferem a esses produtos. Já quem curte diz que ela passa um ar retrô e exala nostalgia. E não é para menos: o corpo em cinza com botões de ação em dois tons diferentes de roxo são idênticos aos joysticks do Super Nintendo.

Continua após a publicidade

Já as empunhaduras em nada lembram um joystick antigo, tampouco a grande maioria dos gamepads mobile à venda no mercado. Normalmente, o que vemos por aí são controladores com uma pegada semelhante à do Nintendo Switch: plana, sem qualquer grip, desconfortável. O GameSir G8 Galileo vai contra tudo isso, lembrando bastante os controles do Xbox Series X e Series S, além do próprio GameSir T4 Cyclone, que eu já experimentei e falei sobre aqui no Canaltech. O encaixe nas mãos é muito bom, proporcionando longas sessões de gameplay sem qualquer desconforto.

Confesso que essa mistura de visual retrô com ergonomia e conforto me agradou bastante, sobretudo pelo carinho que tenho pelo Super Nintendo e por sempre ter sofrido com gamepads mobile – o que nem de longe aconteceu com o G8 Galileo.

O posicionamento dos botões é semelhante ao do controle do Xbox e do Pro Controller, com analógicos assimétricos e botões de ação na mesma disposição. O diferencial fica para a parte traseira: na posição onde os dedos indicadores ficam, há dois botões adicionais que podem ser mapeados sem uso de software. Com isso, o usuário pode fazer esse mapeamento quando quiser, até mesmo enquanto está jogando, não tendo nem de pausar a gameplay.

Continua após a publicidade

A maior ressalva em termos de design é o tamanho grandalhão do G8 Galileo. Por favorecer o conforto além de qualquer outra característica, ele tem dimensões avantajadas (‎21,69 x 10,69 x 5,41 cm) e não vem acompanhado de bolsa de transporte. Então esteja ciente que levá-lo para um lado e para outro pode ser uma tarefa complicada.

No geral, o GameSir G8 Galileo agrada aos olhos e às mãos. Apesar de apostar num visual retrô que lembra o controle do antigo Super Nintendo, este controle tem uma empunhadura excelente e superior a qualquer outro da categoria, garantindo segurança e, acima de tudo, conforto – algo indispensável para longas sessões de gameplay.

Continua após a publicidade

Construção

O corpo do GameSir G8 Galileo é todo feito em plástico duro, com texturas na parte traseira das empunhaduras que garantem uma pegada mais firme. O material é mais do que suficiente para passar a sensação de resistência e durabilidade, dando segurança até mesmo aos usuários que têm uma pegada mais firme.

O berço que acomoda o celular é inteiramente revestido de borracha. Nas laterais, essa borracha é enrugada para gerar o atrito necessário para garantir que o telefone não deslize, fique mal posicionado e até mesmo caia. A parte que fica em contato com as costas do telefone também tem textura, essa mais delicada para garantir que o telefone não ficará riscado ao mesmo tempo que cumpre sua função de segurar bem o aparelho.

Um detalhe que chama a atenção nesta porção, e que evidencia o esmero da GameSir com o produto, é que há uma "folga" de 0,5cm  para acomodar celulares que têm câmeras protuberantes. Assim, o usuário pode ficar tranquilo que a lente não ficará em contato, nem roçando na borracha.

Continua após a publicidade

Ainda falando sobre este espaço, vale salientar um feature muito bacana que a GameSir introduziu aqui e que eu, particularmente, nunca tinha visto em outros gamepads: o conector USB-C é flexível e posicionado um pouco mais para frente do que de costume. Graças a isso, você não vai precisar remover a case do seu celular para que ele se encaixe ali — mais uma decisão pensada para facilitar a vida e conforto do jogador.

Na parte inferior, a GameSir incluiu uma porta USB-C e um jack de 3,5mm para o usuário recarregar o telefone e usar fones de ouvido enquanto joga. Essa funcionalidade era um pedido antigo dos fãs da marca que agora foi atendido no G8 Galileo.

Os analógicos são bem construídos e contam com a já conhecida tecnologia Hall Effect. Aqui, os potenciômetros foram substituídos por sensores eletromagnéticos que detectam os movimentos das alavancas e reduzem o atrito entre as partes móveis. O resultado é mais precisão, zero zona morta e fim do problema de drift.

Continua após a publicidade

Além dos dois sticks no controle, a GameSir incluiu três alavancas adicionais na caixa, permitindo que o usuário customize a experiência de acordo com seu perfil e/ou jogo. E a substituição é muito fácil, pois as faceplates do G8 Galileo são encaixadas por ímãs. Basta puxá-las com os dedos para removê-las e fazer a troca das manetes ou fazer a manutenção das peças.

O D-pad e os botões de ombro contam com microswitches que garantem mais precisão aos comandos, mas os botões de ação são tradicionais de membrana. Isso certamente passará despercebido pela maioria dos jogadores, mas é algo que destoa do restante do produto, que emprega soluções, recursos e peças premium.

Talvez por falta de compatibilidade com dispositivos móveis, os gatilhos não possuem vibração, embora o G8 Galileo venha com dois motores para garantir esse tipo de feedback em todo o seu corpo.

Continua após a publicidade

Apesar de um pequenos deslize aqui e acolá, o GameSir G8 Galileo traz praticamente tudo o que a fabricante chinesa tem de melhor. A construção é de alto nível e muito superior à maioria dos gamepads mobile que encontramos por aí. Isso aliado a todos os recursos e funcionalidades, alguns deles únicos, colocam esse controle em pé de igualdade com muitas alternativas "de marca". 

Conectividade e compatibilidade

Como um gamepad mobile, o GameSir G8 Galileo é compatível com dispositivos Android com porta USB-C e com os iPhone 15. O controle não possui bateria: sua alimentação é fornecida pelo próprio celular, pelo conector USB.

Um dos grandes destaques desse joystick é sua facilidade de conexão: basta acoplar o aparelho na porta USB-C e acomodá-lo no berço que o usuário já pode iniciar os seus jogos favoritos. Essa é uma característica inerente a todos os produtos recentes da GameSir, que facilita ao máximo o processo de conexão e configuração para o usuário.

Continua após a publicidade

Apesar dessa simplicidade, é recomendável baixar e instalar o app oficial da GameSir no telefone. Com ele, é possível atualizar o firmware do controle para a versão mais recente, além de realizar configurações e ajustes adicionais.

Por exemplo: é pelo app que o usuário pode trocar o layout dos botões de ação entre os padrões Xbox e Switch, além de fazer ajustes de sensibilidade dos gatilhos para casar com o tipo de game que vai jogar.

O aplicativo também é responsável por um dos recursos mais legais do G8 Galileo: o G-Touch. Esse modo permite ao usuário mapear os botões virtuais de jogos que não são compatíveis com joystick para o controle. Em outras palavras, ele “traduz” as ações do usuário no gamepad para os controles touchscreen de títulos como Genshin Impact, COD: Mobile e tantos outros.

Continua após a publicidade

Além do G-Touch, o GameSir G8 Galileo tem outros dois modos de funcionamento. Eles são indicados pela cor da luz no botão Home que tem a logomarca da galinha. São eles:

  • Branco: modo PlayStation e iOS
  • Verde: modo Android
  • Azul: modo G-Touch

O modo Android é autoexplicativo e é o padrão para jogar qualquer game com o controle conectado a um dispositivo Android. 

Já o modo PlayStation e iOS é usado quando o usuário utiliza o aplicativo PS Remote Play para jogar títulos de PlayStation 5 remotamente ou conecta o gamepad a um iPhone 15.

Continua após a publicidade

E aqui cabe um aviso importante: não existe um app da GameSir para iOS. Por isso, quando conectado ao iPhone, o gamepad funcionará no modo default ou com a configuração setada quando foi conectado a um Android.

Experiência de uso

O GameSir G8 Galileo é um gamepad extremamente confortável e gostoso de usar. E isso contrasta bastante com a grande maioria das alternativas à venda no mercado na atualidade.

Geralmente, joysticks dessa categoria têm uma pegada muito ruim e não privilegiam pessoas com mãos grandes. Por isso, as sessões de gameplay sempre rendem dores nos punhos e nos dedos, um verdadeiro martírio para quem sofre de LER.

Eu mesmo sofri bastante com o Switch: a empunhadura plana e sem qualquer ergonomia do híbrido da Nintendo me fez deixá-lo na gaveta por muito tempo, pois sempre que eu o usava, ficava com dores nos punhos. O problema só foi resolvido quando comprei uma capinha ergonômica para melhorar a pegada.

Não tive esse problema com o GameSir G8 Galileo. A empunhadura desse gamepad mobile lembra bastante a do controle do Xbox e do T4 Cyclone, funcionando muito bem para quem tem mãos médias e grandes. Por isso, a sensação é de estar jogando num console de fato, com sessões de gameplay mais longas e muito mais proveitosas graças ao conforto geral do joystick.

Assim, o GameSir G8 Galileo é um excelente controle para jogar jogos nativos de Android e emuladores no telefone. A responsividade dos comandos é imediata, sem qualquer input lag perceptível durante as sessões de gameplay — um grande benefício da conexão cabeada entre o telefone e o joystick.

Em jogos que não têm compatibilidade com controles, o G-Touch funcionou perfeitamente. O app da GameSir identifica automaticamente quando abrimos um game assim e já sugere fazermos o mapeamento dos comandos para os botões, num processo que leva um tempinho, mas que vale à pena pela experiência aprimorada que o modo proporciona.

A boa experiência se repetiu no xCloud e no PS Remote Play, com títulos como Forza Motorsport, Overcooked 2 e Resident Evil 4 performando muito bem e com uma latência muito baixa, praticamente imperceptível. Em outras palavras, se você cogita comprar um G8 Galileo para aproveitar a biblioteca de jogos do Game Pass ou transformar seu telefone num PlayStation Portal, pode ter certeza que o controle vai te atender perfeitamente.

Por outro lado, a experiência com o Moonlight não foi totalmente agradável. O cliente open-source do GameStream da NVIDIA sofreu com latência alta, o que prejudicou jogos que exigem precisão de comandos e timing perfeito, como F1 23 e Call of Duty: Warzone. Em títulos de plataforma e mais casuais, é possível tirar proveito do serviço, mas ele foi o que menos agradou — e aqui estou falando do serviço, não necessariamente do gamepad.

Concorrentes

O grande trunfo do GameSir G8 Galileo é conseguir oferecer acabamento, construção e recursos considerados premium por um preço acessível. Prova disso é que este gamepad mobile custa na faixa dos R$ 350 - R$ 400. Por isso, é um grande desafio fazer frente a ele.

O concorrente que mais se aproxima dessa proposta é o GameSir X2. Esse gamepad tem versões variadas, atendendo usuários de Android e iPhone com conectores USB-C e Lightning, além de uma variante Bluetooth (já avaliada pelo Canaltech) que serve para ambas plataformas. Apesar de não oferecer o mesmo conforto do seu irmão maior, ele pode ser atraente para quem busca uma alternativa mais em conta, custando na faixa dos R$ 200 - R$ 300.

Outro concorrente “da casa” é o GameSir X3, que nós também já testamos no Canaltech. Com uma proposta atualizada em relação ao X2, esse gamepad conta com ergonomia um pouco melhor e traz um recurso interessante: um cooler na parte traseira para evitar o superaquecimento do telefone durante as sessões de gameplay. Com versão única com conector USB-C, o GameSir X3 custa na faixa dos R$ 400.

Agora, se você busca uma experiência mais próxima de verdade do G8 Galileo, terá de desembolsar um dinheirinho a mais com o Backbone One. Este gamepad é o que mais chega perto da proposta do controle da GameSir em termos de recursos, mas ainda fica atrás na questão da ergonomia e conforto, principalmente por ter uma empunhadura menor. Seu principal diferencial é ter licenças oficiais da PlayStation e Xbox, com versões que atendem usuários de Android e iPhone separadamente custando a partir de R$ 600.

Vale à pena comprar o GameSir G8 Galileo?

O GameSir G8 Galileo é um dos melhores controles para jogar no celular que eu já pude testar. Com boa construção, recursos interessantes e design ergonômico que favorece o conforto acima de tudo, ele proporciona muitas horas de gameplay sem deixar os punhos e dedos dos usuários doloridos.

Normalmente, a junção de todas essas características resultaria em um produto caro, mas não é isso o que acontece aqui. O GamerSir G8 Galileo tem no preço mais um grande atrativo: hoje ele pode ser encontrado custando menos de R$ 350. Compra certa para quem busca qualidade e conforto para ter a melhor experiência jogando no celular.

*Oferta válida até o dia 01/05/2024