Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Review GameSir X3 | O controle que dispensa o Bluetooth e entrega diversão

Por| Editado por Léo Müller | 20 de Janeiro de 2023 às 16h00

Link copiado!

Review GameSir X3 | O controle que dispensa o Bluetooth e entrega diversão
Review GameSir X3 | O controle que dispensa o Bluetooth e entrega diversão

Lançado via financiamento coletivo — crowdfunding — em abril de 2022, GameSir X3 é a renovação de um controle para celular que já possui um espaço de respeito no mercado de acessórios mobile. Nessa geração, o modelo ganha algumas novidades pontuais que podem chamar a atenção de quem deseja fazer o upgrade geracional.

Entre elas, está o novo sistema de refrigeração que promete garantir horas de jogatina sem que você se preocupe com um possível superaquecimento do smartphone. Em conjunto com essa melhoria, alguns detalhes do corpo foram ajustados para aprimorar a ergonomia.

Em contrapartida, o preço também foi elevado, e isso pode fazer você pensar duas vezes se vale a pena ou não comprar o controle. Quer saber se o GameSir X3 faz sentido para o valor que tem? Então, confira a minha opinião na análise completa.

Continua após a publicidade

Design e construção

Repetindo a fórmula do seu antecessor, o GameSir X3 é um controle que faz referência visual aos joy-cons do Nintendo Switch, inclusive na paleta de cores dos botões analógicos. Felizmente, o corpo deixou de lado aquele tom de cinza opaco para ter mais destaque com o branco. Assim, até mesmo a identificação dos botões fica mais fácil, pois há um conforto para a minha visão.

Continua após a publicidade

O novo controle da GameSir é todo em plástico, inclusive na área retrátil que se encaixa bem em diferentes tamanhos de celulares, mesmo os modelos dobráveis. Porém, no Z Fold 4 metade do celular fica para fora do joystick, pois a conexão do smartphone está localizada na “primeira metade” do aparelho. De qualquer maneira, o uso é confortável, e extremamente agradável.

A superfície, no entanto, é toda revestida em emborrachado para não causar arranhões no celular, inclusive na área central responsável pela refrigeração do aparelho. A grande mudança do GameSir X3 é no verso dele, pois o design foi alterado para melhorar a ergonomia, e um cooler de ventilação chega para evitar o superaquecimento do smartphone ao longo das jogatinas.

Conexões e botões

Continua após a publicidade

À esquerda, está o direcional analógico, o d-pad e duas teclas de função. Do lado direito, a configuração tem uma inversão, pois os botões com as letras A, B, X e Y ficam no topo, enquanto o analógico está abaixo. Em complemento, existem mais duas teclas de uso versátil nos games.

Na parte superior, estão os quatro gatilhos no formato L1, L2, R1 e R2. Já entre as conexões, existem duas portas USB-C embaixo, e uma ponta “macho” para ser inserida no celular.

Vale destacar que as duas portas USB-C possuem funções distintas. A que fica na parte central é responsável por ligar o cooler, que precisa do cabo USB incluso na embalagem para tal. A vantagem é que essa ventilação pode ser ativada em qualquer fonte de energia com conexão USB-A, inclusive power banks.

Já a entrada USB-C próxima aos botões à direita do controle, é para recarga do celular. Assim, enquanto você joga, o seu smartphone pode receber uma carga adicional para não desligar no meio da jogatina.

Continua após a publicidade

Usabilidade e conforto

A experiência de uso do GameSir X3 já começa positiva pelo fato de o aparelho ter o formato de uso plug and play. Como vantagem, assim que ele é conectado ao celular, um LED se acende do lado esquerdo para indicar que os botões já estão funcionando.

Na prática, isso ajuda a economizar um pouco a bateria do celular, pois evita que um aplicativo fique rodando em segundo plano, bem como o Bluetooth desligado deixa de afetar a autonomia do smartphone.

Continua após a publicidade

Outro destaque em relação ao uso é que o GSX3 não possui bateria interna. Logo, isso remove a necessidade de recarregá-lo o tempo inteiro para usar. Porém, ainda me incomoda um pouco o cabo para ativar o cooler, pois seria mais fácil fazer esse acionamento por botão. Assim, o controle seria totalmente wireless.

No jogo Forza Horizon 5 — via Xbox Cloud Gaming —, o botão “RT” não possui variação de velocidade conforme a pressão exercida nele. Então, isso dificulta na hora de controlar o carro, pois, em curvas mais fechadas, é necessário controlar com mais precisão o “LT” para evitar batidas.

Percebi o mesmo comportamento no botão analógico esquerdo, porque é outra tecla muito utilizada no jogo. A sensibilidade na hora das curvas não é das melhores, e isso exige mais pressão no dedo e precisão para jogar a tecla para o lado correto sem derrapar na pista, e ainda se manter na liderança.

Continua após a publicidade

Concorrentes

Considerando a faixa de preço do GameSir X3, um modelo que bate de frente com ele é o Razer RZ06. Como vantagem, o controle concorrente consegue ser mais compacto quando não está em uso. Assim, o transporte em bolsas ou mochilas é facilitado.

O acessório da Razer, no entanto, tem uma base que eu considero mais simples e insegura para celulares maiores, como é o caso do Z Fold 4. Além disso, não dá para utilizar o RZ06 conectado ao PC, e isso pode gerar uma dor de cabeça para quem gosta da versatilidade.

Já o preço superior a R$ 800 faz dele uma alternativa que, provavelmente, não seja desinteressante frente ao GS X3.

Continua após a publicidade

Vale a pena comprar o GameSir X3?

O GameSir X3 é um ótimo acessório para quem deseja uma experiência gamer no celular. Os recursos aprimorados em relação ao antecessor fazem sentido para quem deseja se livrar do uso de um controle Bluetooth.

Com o desempenho exercido pelo aparelho, fica fácil aproveitar qualquer jogo compatível sem problemas. Mesmo em títulos que exigem um tempo de resposta mais rápido, não senti lag em nenhum momento, e isso é algo positivo.

Continua após a publicidade

Porém, ainda sinto que o formato tátil poderia ser mais fluido, com uma aceleração controlada conforme a pressão do dedo, e o mesmo vale para o movimento do analógico. Então, esse é o único ponto que me desagradou na jogabilidade com o GameSir X3.

Mesmo assim, esse controle vale muito a pena de ser adquirido por tudo de bom que há nele. Todavia, o preço superior a R$ 500 pode ser exorbitante para grande parte dos fãs de games mobile, mas, a compatibilidade com os jogos do Xbox Cloud Gaming e outros títulos populares ainda faz dele um ótimo custo-benefício.