Publicidade

Quando vai ser o Oscar 2023?

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Março de 2023 às 10h00

Link copiado!

©A.M.P.A.S.
©A.M.P.A.S.

A edição de 2023 da maior premiação do cinema está chegando. A 95ª cerimônia do Oscar acontece neste fim de semana para celebrar os maiores e melhores filmes do ano — mas com um pequeno e importante diferencial. Isso porque a premiação deste domingo (12) é a primeira após a retomada completa dos cinemas depois da pandemia da covid-19.

Enquanto 2020 foi marcado por salas fechadas em todo o mundo e um 2021 ainda de reabertura e desconfiança, o ano de 2022 foi marcado pela reinício do ciclo que a gente conhecia, com grandes estreias chegando ao longo de todo o ano e fazendo com que o evento seja mais do que aguardado tanto por membros da indústria como também pelos amantes da Sétima Arte.

Continua após a publicidade

Não por acaso, são dez longas que vão disputar a estatueta de Melhor Filme, incluindo dois grandes blockbustersAvatar: O Caminho da Água e Top Gun: Maverick —, mostrando como a edição deste ano do Oscar está interessada mesmo em celebrar a retomada do cinema e a volta do público para as salas de todo o mundo.

Quando vai ser a cerimônia

A cerimônia do Oscar em 2023 acontece no domingo, 12 de março, em Los Angeles. A entrega dos prêmios começa às 21h no horário de Brasília e deve se estender por toda a noite. Antes disso, acontece a chegada dos atores, diretores e produtores ao Teatro Dolby no já tradicional tapete vermelho.

A escolha da data é sempre feita pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e não há uma regra específica para estabelecer quando ela vai acontecer. Em geral, o evento ocorre entre o final de fevereiro e o início de março.

Continua após a publicidade

Essa data é considerada estratégica por algumas razões. Primeiro por uma questão prática: como a escolha dos indicados é feita no final de janeiro, há um período de pouco mais de um mês para que os membros da Academia possam assistir a todos os filmes selecionados para votar. Assim, em tese, nenhum projeto é prejudicado por não ter sido visto.

Além disso, há também uma questão mercadológica ligada a isso. Afinal, a cerimônia acontece sempre próxima ao fim do ano fiscal e a euforia que gira em torno do Oscar faz muita gente correr aos cinemas, lojas de vídeos sob demanda e serviços de streaming para assistir aos indicados — o que gera uma sobrevida a muitos desses projetos.

Continua após a publicidade

Em 2023, por exemplo, filmes como Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo e o próprio Top Gun: Maverick voltaram a ser exibidos em várias partes do mundo quase um ano depois de sua estreia.

Como assistir ao Oscar 2023

O público brasileiro vai poder assistir à cerimônia do Oscar 2023 ao vivo pela internet. Neste ano, a transmissão do evento será disponibilizado em apenas um canal de TV, além da internet. No caso, a TNT confirmou que vai exibir não só a entrega dos prêmios como também o tapete vermelho.

Já para quem prefere acompanhar pela internet, a opção é a HBO Max. O serviço de streaming vai transmitir tanto o tapete vermelho quanto a premiação ao vivo em sua plataforma.

Continua após a publicidade

Nos dois casos, a cobertura começará às 20h com a chegada dos atores ao Teatro Dolby. Já a entrega das cobiçadas estatuetas douradas começa às 21h.