Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telas AMOLED em notebooks levam a experiência do usuário a outro patamar

Por| Editado por Rui Maciel | 01 de Outubro de 2021 às 10h00

Link copiado!

ktsimage/Envato
ktsimage/Envato

Por Luciano Beraldo*

A maior aproximação entre as pessoas e produtos como notebooks e smartphones era um movimento esperado com a necessidade do isolamento social. Muito da adaptação ao home office e ao homeschooling só foi possível por conta da tecnologia disponível nos tablets, notebooks e smartphones. Mas esses dispositivos não ficaram limitados a isso. Também facilitaram o acesso ao entretenimento e ao bem-estar, com aumento no consumo de filmes, séries, vídeos tutoriais e cursos online. Além disso, esses aparelhos mantiveram próximos os amigos e familiares que não puderam se encontrar pessoalmente por conta das medidas de segurança impostas pela pandemia.

Passar mais tempo em casa também aumentou o nível de exigência dos usuários em relação às telas e qualidade da imagem oferecida pelos notebooks. Com o passar dos meses, os modelos que oferecem cores mais vibrantes, maior definição de contraste e melhor qualidade da imagem caíram no gosto dos consumidores.

Continua após a publicidade

Um bom exemplo são as telas AMOLED, ou Active Matrix Organic Light-Emitting Diode (Matriz Ativa de Diodos Orgânicos Emissores de Luz, na tradução em inglês). Elas possuem pixels dedicados para cada cor e podem ligar e desligar esses pixels três vezes mais rápido em comparação à tecnologia TN, presente na maioria das telas tradicionais. Isso permite uma exibição mais fluída e cores mais vivas e reais. A tecnologia AMOLED também contribui para maior duração da bateria dos dispositivos, pois não é necessário que um circuito externo seja alimentado para controlar os pixels.

Com todas essas considerações, os aparelhos com tela AMOLED são ideais para profissionais de diversas áreas. Para os designers, ela contribui na produção de artes com cor e contraste ainda mais vívidos; para fotógrafos, na edição de imagens com o máximo de nitidez e fidelidade de cores; e para arquitetos, com maior definição na hora de montar e apresentar seus projetos. Além disso, essa tecnologia permite a exibição de vídeos com movimentos rápidos sem deixar rastros na tela, um fator bastante positivo para quem trabalha com edição e produção audiovisual. 


Já para aqueles que procuram por entretenimento atrelado a alto desempenho, a tela AMOLED é uma ótima escolha também. O display oferece imagens mais nítidas e reais para quem gosta de aproveitar o tempo livre para assistir filmes e séries nas plataformas de streaming. E para os usuários que não abrem mão de um bom jogo, por apresentar um tempo de resposta incrivelmente baixo, de apenas 0,2ms, é possível extrair o melhor dos gráficos dos games.

Continua após a publicidade

O diferencial na construção das telas AMOLED é o que chamamos de Matriz TFT. Trata-se de uma película fina de transistores capaz de determinar como cada pixel se comporta na hora de formar uma imagem. Ela também controla quando cada pixel deve ser ligado ou desligado e orienta os aspectos sobre luz e cor. Para ter uma ideia da qualidade elevada e experiência do usuário com o AMOLED, esse tipo de tela possui 35% mais precisão na cobertura de cor e taxa de contraste 200 vezes mais vívida em comparação aos modelos de tela do tipo LCD.

Além de todas as características positivas das telas AMOLED, elas contribuem para a redução de peso dos produtos, facilitando o armazenamento e transporte. Com essas e outras tecnologias que vêm surgindo para elevar a experiência dos usuários, o consumidor dos próximos anos tende a priorizar dispositivos que facilitem a realização de tarefas diárias, além da possibilidade de acompanhá-lo em uma rotina cada vez mais dinâmica. Mobilidade, desempenho e alta performance serão, cada vez mais, características indispensáveis.

 

*Luciano Beraldo é gerente sênior da área de notebooks da Samsung Brasil