Os melhores notebooks de 2020

Os melhores notebooks de 2020

Por Redação | 11 de Dezembro de 2020 às 15h41 PUBLIEDITORIAL

Escolher um novo notebook não é uma tarefa tão simples quanto parece. É preciso saber como você pretende usar o equipamento para não acabar comprando um modelo que fique abaixo das suas necessidades. Também vale ficar atento para não levar um aparelho poderoso demais e acabar pagando caro em componentes que você não irá utilizar.

Para ajudar nessa busca, nós analisamos diversos notebooks lançados no Brasil durante este ano e escolhemos os melhores para integrarem essa lista seleta. Durante o processo, levamos em consideração características como desempenho, qualidade da tela, configurações disponíveis e a recepção do público brasileiro, o que é um bom indicativo de que eles devem agradar os consumidores no longo prazo.

Como o objetivo é ajudar com as compras, o preço também entrou nesse cálculo. Afinal, do ponto de vista de quem procura um aparelho novo, ter um bom custo-benefício é até mais importante do que entregar componentes de ponta por valores inacessíveis para a maioria das pessoas.

Dito isso, confira abaixo os melhores notebooks de 2020 para comprar no Brasil:

Acer Aspire 3

Com processador Ryzen 7 e uma placa de vídeo dedicada Radeon 540X, o Acer Aspire 3 se destacou em 2020 por ser um notebook mais barato capaz de rodar jogos. Uma das formas de conseguir entregar boas configurações por um preço mais baixo foi investindo em uma construção mais simples, sem muitos detalhes que chamem a atenção.

Mas no que realmente importa, as especificações, ele entrega um conjunto bem competente. Além do processador e da placa de vídeo, ele pode ser encontrado com 8 GB ou 12 GB de RAM e tem opções de armazenamento SSD com 256 GB ou 512 GB. Ambas as versões certamente entregarão um bom desempenho por muitos anos.

Em relação aos jogos, não espere milagres da Radeon 540X em títulos pesados atuais, mas ela é uma ótima opção para quem não se importa em reduzir um pouco as configurações de qualidade ou deseja passar mais tempo se divertindo jogos mais leves e produções um pouco mais antigas, como GTA V, League of Legends e Overwatch. O único ponto realmente negativo do Acer Aspire é a tela, que tem resolução apenas HD.

Acer Aspire 5

Caso você não precise de uma placa de vídeo dedicada, pois não pretende executar jogos ou programas 3D, uma boa opção é partir para o Acer Aspire 5, que pode ser encontrado por valores inferiores ao Acer Aspire 3. Ele tem processador Intel Core i5 de 10.ª geração, 8 GB de RAM e pode ser encontrado com 256 GB ou 512 GB de armazenamento SSD.

É uma ótima opção para quem precisa de um aparelho potente para as tarefas do dia a dia. Essas configurações garantem que você não irá se irritar com um computador que demora para iniciar (graças ao SSD) ou que começa a apresentar lentidão só porque você abriu algumas poucas abas do navegador. A tela tem resolução HD e tamanho de 15,6 polegadas.

Samsung Book X30

Outra opção de notebook intermediário com bom desempenho é o Samsung Book X30. Ele traz processador Intel Core i5 e 8 GB de memória RAM em um equipamento com tela HD de 15,6 polegadas. O armazenamento fica por conta de um HD com 1 TB, o que é uma boa escolha para quem precisa guardar muitos arquivos.

No entanto, um dos diferenciais mais legais dos modelos recentes da Samsung é que o armazenamento e a memória RAM podem ser acessados facilmente abrindo as portas na parte de baixo do notebook. Isso significa que você pode substituir o HD por um SSD sem precisar desparafusar o aparelho ou levá-lo em uma assistência técnica, já que realizar esse procedimento não compromete a garantia de fábrica do produto.

Samsung Book X50

Para quem deseja fazer uso desse acesso facilitado ao armazenamento e à memória RAM, mas quer um notebook com mais desempenho e placa de vídeo dedicada, uma boa opção é o Samsung Book X50. Ele tem processador Intel Core i7, 8 GB de RAM, HD de 1 TB e placa de vídeo GeForce MX110 da Nvidia. A tela tem resolução HD e 15,6 polegadas.

Essa placa de vídeo tem desempenho semelhante a Radeon 540X do Acer Aspire 3, sendo indicada para quem precisa executar programas 3D para o trabalho ou para a faculdade enquanto ainda é capaz de manter boas taxas de quadros para jogos mais leves ou títulos mais antigos. Assim como no Samsung Book X30, é fácil trocar o HD por um SSD e melhorar ainda mais a performance do dispositivo.

Vaio FE14 e FE15

Embora não seja mais parte da Sony, a marca Vaio continua sendo utilizada em novos lançamentos de notebooks. Agora de responsabilidade da Positivo no Brasil, os notebooks da marca passaram a focar no custo-benefício em um design mais minimalista. É o caso dos notebooks Vaio FE14 e Vaio FE15.

A grande diferença entre eles está no tamanho da tela, com o menor tendo 14 polegadas e o maior 15 polegadas. Ambos tem uma preocupação com a ergonomia, trazendo tampas que abrem em 135 graus e inclinam o teclado para facilitar a digitação. As bordas do painel Full HD são finas e eles contam com uma peça deslizante que pode cobrir e webcam quando ela não está sendo utilizada, algo que certamente vai agradar os mais preocupados com a privacidade.

A performance vai variar dependendo da opção escolhida, com modelos mais simples trazendo um processador Intel Core i3 e 4 GB de RAM, suficiente para atividades mais básicas, enquanto usuários mais exigentes podem partir diretamente para variantes do FE15 com Intel Core i7 de 10ª geração e 8 GB de RAM.

Dell G5 Gaming

Existe um público bem específico que deseja ter toda a potência de um PC voltado para jogos, mas precisa da mobilidade de um notebook, que pode ser transportado para qualquer lugar. Se esse é o seu caso, o novo modelo da linha gamer da Dell certamente vai satisfazer suas necessidades.

Ele conta com processador Intel Core i7, 16 GB de RAM e placa de vídeo GeForce GTX 1660 Ti com 6GB. Essas configurações são mais que suficientes para você executar jogos atuais com alta qualidade, em resolução Full HD e ter taxas de quadros que sempre próximas dos 60 FPS, podendo ultrapassar essa marca facilmente dependendo do título escolhido.

O SSD de 512 GB garante o bom desempenho na hora de carregar jogos mais pesados, como GTA 5, Assassin's Creed Vallhala e outros de mundo aberto, além de ser excelente para ter um tempo de espera curto na hora de iniciar o Windows e abrir programas. A tela Full HD 15,6 polegadas é excelente para reproduzir os jogos nessa resolução, mas você também pode usar a porta HDMI 2.0 para conectar o notebook a um monitor 4K 60 Hz.

O Dell G5 Gaming é interessante especialmente para quem não curte muito o design mais chamativo de muitos produtos voltados para jogos. Ele tem teclado retroiluminado RGB, com destaque para as teclas WASD, mas é um dispositivo que pode facilmente passar por um notebook de trabalho tradicional com as luzes desligadas.

Bônus: Lenovo Ideapad S145

Embora tenha sido lançado em 2019, o Lenovo Ideapad S145 chegou ao Brasil já nas últimas semanas do ano passado. Ou seja, ele ainda é um notebook muito atual e chamou a atenção ao longo deste ano exatamente por ser uma opção de custo-benefício escolhida por muita gente que precisou começar a trabalhar e assistir aulas de casa.

Uma característica interessando do Ideapad S145 é que ele está disponível em muitas configurações diferentes, podendo se adequar facilmente ao estilo do usuário. É possível encontrar esse notebook com processador Intel Core i3, 4 GB de RAM e HD de 1TB, por exemplo, ideal para quem precisa de algo mais básico e barato.

Mas também é possível encontrá-lo com processador Intel Core i7, 8 GB de RAM e placa de vídeo dedicada GeForce MX110 da NVIDIA, permitindo que você execute softwares 3D e até mesmo curta alguns jogos mais leves. Algumas versões têm até mesmo tela Full HD, uma característica importante para quem pretende assistir filmes e séries, mas que foi removida por diversas fabricantes para não elevar tanto o preço final.

S145 com Ryzen

Além da opção com o processador da Intel, quem estiver interessado no Ideapad S145 também pode ir de AMD. A Lenovo lançou versões com Ryzen 5 e Ryzen 7, processadores mais do que competentes para rodar programas cotidianos, como o pacote Office e redes sociais, por exemplo. Ainda assim, esse pequeno chip tem poder suficiente para lidar com jogos menos pesados. Você pode ver as opções de compra no link a seguir:

Por que confiar nas listas do Canaltech

O Canaltech é referência em tecnologia no Brasil desde 2012, posição conquistada por termos uma excelente equipe de especialistas que levam o assunto com a seriedade que ele merece, mas nunca esquecem de passar as informações de forma clara e compreensível até mesmo para quem não tem muita familiaridade com essa área.

Os produtos selecionados em nossas listas foram escolhidos de forma independente por nossa equipe, levando em consideração o mercado atual e quais opções são mais interessantes para os consumidores brasileiros. Nosso compromisso é ajudar você a fazer as melhores escolhas na hora de adquirir os produtos que tanto deseja.

*O Canaltech Ofertas tem como objetivo informar seus leitores e publicar as melhores ofertas encontradas no varejo brasileiro. Entretanto, não nos responsabilizamos por alterações posteriores nos preços informados, uma vez que as ofertas aqui apresentadas podem ter diferentes períodos de vigência. Recomendamos aos nossos leitores que sigam nossas publicações e participem do nosso grupo de descontos no WhatsApp para receber as melhores indicações de ofertas assim que elas forem publicadas.

Não perca mais ofertas como essa!

Escolha onde deseja nos acompanhar e aproveite 🔥