Novos MacBooks com processador M3 podem chegar no fim de 2023
Por Felipe Vidal • Editado por Jones Oliveira |

A Apple pode lançar a próxima geração de MacBooks ainda em 2023 com processadores M3, segundo afirmou o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg. A informação foi recebida até com certa surpresa por quem gosta da marca, visto que a Maça lançou recentemente uma atualização do Macbook Air com 15 polegadas e SoC M2 Ultra.
- Nostalgia | Relembre todos os iPhones já lançados pela Apple
- Novos computadores da Apple chegam ao Brasil por até R$ 128 mil
O jornalista comenta que a companhia de Cupertino fará uma apresentação em setembro para revelar os esperados iPhone 15 e 15 Pro, além da nova geração dos Apple Watch. Porém, outra conferência deve ser realizada em outubro para anunciar os próximos iMac, MacBook Air de 13 polegadas e o MacBook Pro. Atualizações para MacBooks Pro de 14 a 16 polegadas não devem acontecer por enquanto.
Fora isso, Gurman não revelou detalhes aprofundados sobre os novos produtos ou a respeito do processador M3, que também deve chegar a uma nova versão do iPad Pro com tela OLED em 2024. Felizmente, alguns vazamentos anteriores do próprio jornalista já previam que o M3 faria sua grande estreia nos notebooks.
Chip M3 será feito pela TSCM e terá apenas 3 nm
O rumor passado, que foi publicado há cerca de um mês, sugere que o M3 terá a mesma contagem de núcleos da geração atual: CPU de 8 núcleos e GPU que varia de 8 a 10 núcleos. O que realmente muda é o processo de fabricação, que será realizado na litografia de 3 nanômetros da TSMC.
Ao mudar o processo de fabricação, a Apple deve aumentar os níveis de eficiência e performance do componente, mas sem especificações mais detalhadas não há como mensurar sua capacidade. Por se tratar de uma geração que não muda “tantos” aspectos do chip, é normal esperar de 15% a 20% de salto em performance, com margem para números até maiores em determinados aspectos, como consumo de energia.
O chip mais potente da Apple no mercado, o M2 Ultra, é a combinação de dois chips M2 Max através do recurso UltraFusion. Dessa forma, foi possível obter 24 núcleos de processamento, até 76 núcleos de GPU e suporte para até 192 GB de memória RAM.
O MacBook Air de 15 polegadas com chip M2 Ultra já está disponível para compra no site oficial da Apple a partir de R$ 13.859. O aparelho conta com conector MagSafe, bateria com duração de 18 horas e tela Liquid Retina.
Fonte: Bloomberg