MacBooks vão detectar água na porta USB-C
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Por meio de um novo sistema introduzido no macOS Sonoma 14.1, os MacBooks que possuem portas USB-C passarão a identificar se as entradas ficarem molhadas com água ou outros líquidos. Assim, os laptops da marca se igualam a outros itens que já têm funções parecidas, como modelos de iPhone e iPad.
- Apple trabalha em Mac Studio com M3 Ultra, mas lançamento vai demorar
- Review Avell A72 ION | Notebook profissional fino e poderoso
Este sistema é chamado de “liquiddetectiond”, e descrito de forma oficial como “Detecção de Líquidos e Mitigação de Corrosão”. Trata-se de um processo que roda em segundo plano, e coleta dados para descobrir se há água nas portas físicas.
Para isso, ele detecta aspectos como mudanças bruscas de temperatura nas entradas, ou alterações na resistência elétrica causadas pelo líquido.
Contudo, ainda não é possível afirmar se os notebooks realmente alertarão os usuários em relação à umidade nas portas. É o que acontece com os outros dispositivos da marca, em que uma notificação é mostrada indicando que danos podem ocorrer caso uma ação não seja tomada.
Em vez disso, é possível que o sistema nos MacBooks tenha acesso apenas para os técnicos em centros especializados, que saberiam se o produto foi molhado sem a necessidade de abri-lo.
Afinal, a garantia oferecida pela Apple não prevê reparos gratuitos em casos de danos causados pela água, nem mesmo em itens com certificações de resistência como o iPhone ou o Apple Watch.
Atualmente, os MacBooks e outros itens da marca já possuem os Liquid Contact Indicators (LCIs), pequenas placas que mudam de cor caso sejam expostas a líquidos. Na prática, o objetivo é o mesmo: indicar rapidamente aos técnicos se o produto foi molhado em algum momento.
Até o momento, não é possível afirmar se todos os MacBooks rodando o Sonoma 14.1 serão compatíveis com o novo sistema, ou se requerimentos de hardware adicionais serão necessários. Recentemente, a Apple atualizou a sua linha de laptops com novos MacBooks Pro que trazem o chip M3.
Fonte: Tom's Hardware