Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MacBooks vão detectar água na porta USB-C

Por| Editado por Wallace Moté | 07 de Novembro de 2023 às 16h33

Link copiado!

Apple
Apple
Tudo sobre Apple

Por meio de um novo sistema introduzido no macOS Sonoma 14.1, os MacBooks que possuem portas USB-C passarão a identificar se as entradas ficarem molhadas com água ou outros líquidos. Assim, os laptops da marca se igualam a outros itens que já têm funções parecidas, como modelos de iPhone e iPad.

Este sistema é chamado de “liquiddetectiond”, e descrito de forma oficial como “Detecção de Líquidos e Mitigação de Corrosão”. Trata-se de um processo que roda em segundo plano, e coleta dados para descobrir se há água nas portas físicas.

Continua após a publicidade

Para isso, ele detecta aspectos como mudanças bruscas de temperatura nas entradas, ou alterações na resistência elétrica causadas pelo líquido.

Contudo, ainda não é possível afirmar se os notebooks realmente alertarão os usuários em relação à umidade nas portas. É o que acontece com os outros dispositivos da marca, em que uma notificação é mostrada indicando que danos podem ocorrer caso uma ação não seja tomada.

Em vez disso, é possível que o sistema nos MacBooks tenha acesso apenas para os técnicos em centros especializados, que saberiam se o produto foi molhado sem a necessidade de abri-lo.

Afinal, a garantia oferecida pela Applenão prevê reparos gratuitos em casos de danos causados pela água, nem mesmo em itens com certificações de resistência como o iPhone ou o Apple Watch.

Continua após a publicidade

Atualmente, os MacBooks e outros itens da marca já possuem os Liquid Contact Indicators (LCIs), pequenas placas que mudam de cor caso sejam expostas a líquidos. Na prática, o objetivo é o mesmo: indicar rapidamente aos técnicos se o produto foi molhado em algum momento.

Até o momento, não é possível afirmar se todos os MacBooks rodando o Sonoma 14.1 serão compatíveis com o novo sistema, ou se requerimentos de hardware adicionais serão necessários. Recentemente, a Apple atualizou a sua linha de laptops com novos MacBooks Pro que trazem o chip M3.

Fonte: Tom's Hardware