Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MacBook Pro 14" é 1º laptop compacto da Apple com "High Power Mode"

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Novembro de 2023 às 14h17

Link copiado!

Apple
Apple
Macbook Pro 2023

Recurso até então exclusivo dos modelos maiores de 16 polegadas, o "High Power Mode", um modo de alto desempenho integrado ao macOS, foi adicionado ao novo MacBook Pro de 14 polegadas, fazendo do lançamento o primeiro modelo compacto da Apple a oferecer a funcionalidade. Disponível apenas na variante com o mais potente chip M3 Max, a novidade promete turbinar a performance em tarefas mais intensas, mas parece gerar um aumento no ruído das ventoinhas sem oferecer uma diferença perceptível em testes preliminares.

Em meio à transição para o Apple Silicon, a gigante de Cupertino disponibilizou ao MacBook Pro de 16 polegadas com chip M1 Max o High Power Mode, mantendo-o nos sucessores com M2 Max e o mais recente M3 Max. Segundo a descrição no site da companhia, a solução aumenta a velocidade de rotação das ventoinhas, o que entregaria melhor desempenho em trabalhos mais intensos, como correção de cores em vídeos 8K nos formatos ProRes 4444 e DNxHR. Dito isso, a página destaca que o usuário "pode ouvir ruído adicional das ventoinhas".

Continua após a publicidade

Com o lançamento dos novos notebooks com chips da família M3, a Maçã trouxe de forma silenciosa o modo especial ao modelo de 14 polegadas pela primeira vez, conforme descoberto por alguns usuários, incluindo o jornalista Jason Snell, do portal Six Colors. Em seu review, o analista destacou a estreia da função na versão com chip M3 Max do MacBook compacto, ao mesmo tempo em que trouxe notícias pouco animadoras.

Realizando testes com o High Power Mode ativado, Snell não detectou muita diferença na velocidade da máquina e, ainda que não fosse notável em atividades leves, o analista percebeu um aumento significativo do ruído gerado pelo sistema de refrigeração quando os programas aplicavam mais estresse no chip.

"Com exceção de algumas tarefas mais pesadas em CPU no High Power Mode, as ventoinhas do MacBook Pro estavam em silêncio ou, em algumas atividades mais intensas, audíveis sem atingir um nível desagradável. Mas se você forçar as coisas demais no High Power Mode, seu laptop vai soar mais como um secador de cabelo", afirmou.

Apesar da impressão inicial pouco favorável, pode ser interessante esperar por uma variedade maior de testes — é possível que o modo de alto desempenho só traga benefícios em cargas de trabalho muito duradouras e que realmente levem o M3 Max ao limite. Além disso, uma vantagem curiosa frente a recursos similares empregados em concorrentes do mundo Windows é que a Apple permite o uso do High Power Mode mesmo quando os MacBook Pro estão fora da tomada, em virtude da maior eficiência do Apple Silicon.

A nova linha de MacBooks já está disponível no exterior, mas ainda não possui data de lançamento no Brasil. No entanto, os preços já são conhecidos, partindo de bastante salgados R$ 18.499. Usuários que quiserem tirar proveito do High Power Mode e dos outros benefícios do M3 Max terão de desembolsar ainda mais dinheiro, com o modelo saindo por extremos R$ 34.999.

Fonte: via Apple Insider