Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lenovo lidera vendas de computadores, enquanto ASUS e Apple registram aumentos

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Janeiro de 2022 às 14h40

Link copiado!

Renan da Silva Dores/Canaltech
Renan da Silva Dores/Canaltech

De acordo com novos relatórios divulgados pelo International Data Corporation (IDC), a Lenovo manteve o posto de marca que vende mais computadores tradicionais no último trimestre do ano passado, em uma categoria que engloba PCs, notebooks e workstations. O estudo também mostrou que o ano de 2021 foi bastante positivo para o mercado de dispositivos do tipo, com o maior número de unidades vendidas desde 2012.

Mesmo assim, os resultados mostram que a Lenovo teve uma pequena redução no número de dispositivos vendidos no último trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com isso, a marca passou de 24,4% para 23,4% da fatia de mercado, mas a HP não conseguiu se aproximar pois também registrou diminuição da sua participação, que variou de 21% para 20,1%.

Continua após a publicidade

Por outro lado, as três marcas que aparecem na sequência registraram crescimentos. A Dell aparece em terceiro lugar com 18,6%, contra 17,2% do último trimestre de 2020, e a Apple subiu 0,6 ponto percentual, variando de 7,6% para 8,2% no mesmo período. Porém, a marca que teve o maior crescimento relativo no período foi a ASUS, que passou de 5,9% para 6,6%, um aumento comparativo de 12,5% na quantidade bruta de computadores enviados.

A Acer aparece em um empate técnico com a ASUS, apresentando uma fatia de 6,5% do mercado graças a um grande declínio em relação aos números apresentados no último trimestre de 2020, que representaram uma queda de 7,7% no total das unidades vendidas.

Mercado de computadores está aquecido

Resultados preliminares do IDC mostram que o número de computadores tradicionais vendidos em 2021 foi o maior em nove anos, com um total de 348,8 milhões de unidades comercializadas na soma de todas as marcas. Um dos principais motivos apontados por especialistas é a maior necessidade de utilização desses dispositivos em casa para trabalho e entretenimento, por conta da pandemia de covid-19. De forma irônica, a mesma situação também é uma grande dor de cabeça para várias companhias, por conta de dificuldades logísticas causadas pela crise sanitária.

Continua após a publicidade

Quando se consideram os dados relacionados ao ano passado como um todo, poucas diferenças são vistas em comparação com os resultados do último trimestre, já que as quatro primeiras posições permanecem as mesmas. Portanto, a Lenovo lidera o mercado com 23,5% dos computadores vendidos — uma fatia de mercado semelhante à registrada em 2020, mesmo que a quantidade de unidades comercializadas tenha crescido em 14,1%.

A segunda colocação fica com a HP, que tem 21% da fatia, enquanto a Dell aparece no terceiro lugar com 17%. A Apple fica no quarto posto com aumentos significativos em comparação com o ano retrasado, já que a participação no mercado cresceu de 7,5% para 8%, e a quantidade de computadores produzidos foi ampliada em 22,1%. Por fim, a Acer toma o lugar da ASUS como quinta colocada ao ser analisado o mercado durante todo o ano de 2021, com mesma fatia de 6,9% apresentada no ano anterior mas com crescimento de 14% nas unidades enviadas.

Fonte: International Data Corporation