Lenovo completa 25 anos e lança edição comemorativa do ThinkPad

Por André Fogaça | 05 de Outubro de 2017 às 12h01

Não é toda empresa que consegue manter uma marca viva por um quarto de século, ainda vendendo bem. A Lenovo é uma destas, com a marca ThinkPad. Ela acaba de completar 25 anos de vida e lançar um novo notebook, durante evento no Japão, com hardware parrudo e um visual retrô certeiro para os amantes dos anos 90.

Mais icônico que a Apple

Você certamente já viu algum ThinkPad por aí. Ele tem um detalhe de design que nenhum outro computador tem: TrackPoint vermelho e look mais quadradão, na cor preta. Este visual sobreviveu por 25 anos e é um dos mais conhecidos no mercado de computadores portáteis, ainda mais do que a famosa silhueta dos MacBooks - que já tiveram nome de iBook.

Pode parecer antiquado, mas ser quadradão faz parte da história do produto e encaixa muito bem no público japonês - onde o computador faz mais sucesso, por mais que seja criação de empresa americana, a IBM, com novo dono chinês, a Lenovo. O primeiro computador portátil com nome ThinkPad era ainda mais quadrado e pesado do que o da imagem que você viu acima. Ele foi concebido com inspiração fortíssima nas pequenas caixinhas, ou marmitas, dos japoneses: as bentôs.

Muito mais do que uma simples marmita, as bentôs são organizadas por dentro, separando as diferentes partes da comida, além de ser uma surpresa em alguns restaurantes. Nelas você descobre o que vai comer somente depois de abrir a caixa. Passando a sensação de cativar o olhar de quem vai comer o simples bentô. Desde o trabalhador simples, até o restaurante bacana.

Já o nome ThinkPad vem de uma pequena caderneta de anotações, que estava no bolso de um funcionário da IBM, Denny Wainright, e que tinha o nome “Think” na frente. O “Pad” veio do primeiro ThinkPad de todos: um tablet. Não deu tão certo e o segundo modelo, até hoje, virou um computador portátil.

Desde então foram 130 milhões de unidades vendidas nos 25 anos de vida, nascendo como parte da divisão de computação pessoal da IBM e agora dentro da Lenovo, junto de outros nomes de peso, como os Yoga.

Depois de 25 anos

Ok, agora você entende o motivo de ser quadradão, junto do nome que não mudou desde o começo dos anos 90. Hoje, 25 anos depois disso, o ThinkPad comemorativo dos 25 anos de vida é equipado com um processador Intel Core i7-7500U, 16 GB de memória RAM, 512 GB de SSD, tela de 14 polegadas Full HD e placa gráfica GeForce 940MX, com Windows 10 Pro como sistema operacional.

Bastante acima do ThinkPad 700C, de onde o novo modelo pegou carona de design e que foi lançado em 5 de outubro de 1992, com processador 486 de 25 MHz, 4 MB (isso mesmo, mega e não giga) de RAM, tela de 10 polegadas e que rodava em 640 x 480 pixels. Tudo controlado por MS-DOS 5.0 ou Windows 3.1. O que não muda é a presença do TrackPoint no meio do teclado.

Ele continua lá, adorado pelos amantes da marca e por quem prefere maior velocidade na produtividade. Sim, o touchpad está no novo notebook, mas o TrackPoint tem a mesma função, sem a necessidade de tirar a mão do teclado para mover o cursor do mouse. Basta pressionar o TrackPoint na direção que você quer que o mouse vá, e ele vai.

Outros pontos clássicos do design desta linha de notebooks também estão presentes na edição de aniversário. Pontos como o teclado que tem teclas maiores do que o convencional, junto de teclas de atalho na parte de cima e o logo com o pingo do “i” iluminado em vermelho.

Preço e disponibilidade

O ThinkPad comemorativo dos 25 anos será lançado em poucos países, custando US$ 1.899 - algo pouco acima de R$ 6 mil, em conversão direta. Um valor alto, até mesmo para quem vai pagar em dólar, lá fora. Por este valor é fácil encontrar outros computadores mais potentes. O único detalhe que faltará neles é o ar de nostalgia e a marca de peso, chamada de ThinkPad.

A Lenovo lança o computador hoje, em quantidade limitada. Conversamos com a Lenovo Brasil e até o momento da produção deste artigo, não temos a confirmação se ele será lançado em terras tupiniquins, ou não.

O jornalista foi ao evento, em Yokohama, Japão, a convite da Lenovo.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!