Publicidade

Galaxy Book 4 Edge ganha versão mais acessível com Snapdragon X Plus

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Samsung)
(Imagem: Divulgação/Samsung)
Tudo sobre Samsung

Após anunciar o primeiro notebook da marca com as CPUs Intel Lunar Lake, a Samsung apresentou nesta quarta-feira (4) uma nova versão do Galaxy Book 4 Edge, focada no custo-benefício. Com especificações mais simples que os modelos de 14 e 16 polegadas, o aparelho é um dos primeiros laptops equipados com o Snapdragon X Plus de 8 núcleos, prometendo oferecer os recursos avançados dos Copilot Plus PCs em um pacote de preço mais baixo.

Acompanhado de 16 GB de RAM e 256 GB ou 512 GB de armazenamento SSD, o processamento é o principal destaque do lançamento: também anunciado nesta quarta, o Snapdragon X Plus de 8 núcleos foi projetado com a intenção de popularizar os notebooks com Snapdragon, trazendo alguns cortes consideráveis, mas prometendo manter o alto desempenho, a eficiência energética elevada e principalmente a Unidade de Processamento Neural (NPU) poderosa de 45 TOPS para recursos de Inteligência Artificial.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De fato, mesmo sendo mais simples, o Galaxy Book 4 Edge de 15 polegadas promete autonomia até 26 horas de reprodução de vídeo, além de integrar o programa Copilot Plus PCs da Microsoft, tendo acesso a funções de IA como geração de imagens e legendas em tempo real. Fora isso, a maioria da suíte Galaxy AI está presente, incluindo tradução de texto e áudio em chamadas com o Live Translate e a edição de imagens com o Photo Assist.

Apesar do nome, o restante das especificações colocam o aparelho em um patamar mais próximo ao do Galaxy Book 4 mais básico, ponto justificável considerando a ideia do preço mais acessível. As simplificações começam pela tela, munida de um painel de 15,6 polegadas com resolução Full HD em proporção 16:9, taxa de atualização de 60 Hz e brilho de 300 nits. Não há menção à tecnologia do display, o que pode ser um sinal de que temos um painel LCD por aqui.

Feito em metal, o corpo do aparelho também está mais espesso e pesado que os "irmãos" com Snapdragon X Elite, atingindo 15 mm de espessura e 1,5 kg de peso — mesmo sendo uma "desvantagem", os números superam alguns notebooks mais premium, e devem continuar oferecendo boa portabilidade em um corpo que continua bem compacto. Apenas uma opção de cor será oferecida, a Sapphire Blue, tom de prata azulado adotado no restante da família.

Como boa notícia, o foco no custo-benefício não causou impactos na conectividade, que segue acima da média ao contar com Wi-Fi 7, Bluetooth 5.3, duas portas USB 4, HDMI 2.1, USB-A 3.2, leitor de cartões MicroSD e conector P2 para fones de ouvido e microfone.

No mais, o novo Galaxy Book 4 Edge traz webcam Full HD, som estéreo com áudio espacial Dolby Atmos, bateria de 61,2 Wh com carregamento de 65 W via USB-C, teclado retroiluminado com teclas numéricas, integração ao ecossistema da Samsung com recursos de comunicação com outros dispositivos Galaxy e sistema operacionalWindows 11 Home.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O novo Samsung Galaxy Book 4 Edge de 15 polegadas tem disponibilidade no exterior prevista para outubro, mas preços ainda não foram anunciados — segundo a Qualcomm, máquinas com o Snapdragon X Plus de 8 núcleos são esperadas para custar menos de US$ 900  (~R$ 5.070), sendo bastante provável que o dispositivo da gigante sul-coreana siga essa recomendação. Também não há informações sobre disponibilidade no Brasil no momento.