Dell XPS 13 e Alienware M16 R2 chegam ao Brasil com grandes melhorias
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Em evento realizado nesta terça-feira (18), a Dell apresentou uma série de novidades para o Brasil, começando pelos XPS 13 9340 e Alienware M16 R2. Além de aprimorarem a construção e o design, adotando corpo ainda mais compacto e melhorias importantes na refrigeração, a dupla de notebooks promete alto desempenho ao serem os mais novos modelos da empresa a empregarem a família de processadores Intel Core Ultra.
- MediaTek prepara chip para PC rival do Snapdragon X Elite, diz rumor
- Logitech lança teclado Keys-To-Go 2 compacto para viagens
Focado no uso diário e corporativo, o Dell XPS 13 segue o design premium chamativo da geração anterior, com o teclado sem bordas, que agora traz sensores para desativar a retroiluminação em ambientes muito iluminados — a visibilidade das teclas nesses momentos era um ponto criticado do modelo do ano passado. Também está de volta o trackpad "invisível" integrado à área de descanso de pulso, revestido de vidro Gorilla Glass 3 para maior resistência e munido de um motor háptico para simular os cliques.
O processamento é responsabilidade do chip Intel Core Ultra 7 155H, acompanhado de 16 GB ou 32 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento SSD. Componente mais recente da Intel, a solução trabalha com potência de até 28 W e promete alta performance não apenas para uso cotidiano, como também para algumas tarefas intensas, como edição de vídeo e jogos mais leves. Outro benefício é a bateria, que ofereceria até 18h de autonomia em reprodução de vídeo, mesmo com a capacidade modesta de 55 Wh.
Ponto forte da linha, a tela de 13 polegadas em proporção 16:10 do modelo brasileiro do XPS 13 ganhou boas novidades: a versão mais simples é munida de painel IPS LCD, com resolução Full HD+ e taxa de atualização variável entre 30 Hz e 120 Hz.
Já a variante mais avançada oferece um display Tandem OLED — mesma tecnologia do iPad Pro M4, em opção inédita na linha XPS para o Brasil — com resolução 3K, taxa de atualização de 60 Hz, HDR com Dolby Vision e 100% de cobertura da gama de cores DCI-P3. Ambas possuem ainda certificação de maior conforto visual.
Outra mudança bem-vinda é adoção de webcam Full HD, upgrade considerável em comparação à resolução HD da geração passada, munida de sensores infravermelho para biometria facial via Windows Hello, ainda que um leitor de digitais esteja presente para quem preferir. Fora isso, o laptop é embarcado com a geração mais recente da certificação Intel Evo, que assegura extensa autonomia de bateria, alta responsividade e conectividade robusta.
Por falar nas conexões, o novo XPS 13 traz Wi-Fi 7, Bluetooth e duas portas Thunderbolt 4 (com velocidade de 40 Gbps) com DisplayPort 2.1 e Power Delivery (PD) integrados. O número de portas é limitado em virtude do tamanho mais compacto, e seria amenizada justamente pela presença de Thunderbolt, que permite o uso de docks USB completos.
No mais, a novidade possui sistema de som de quatro speakers com potência de 8 W, fonte portátil de 60 W (também é possível usar um carregador de celular USB-C de alta potência para recarregar o aparelho) e opções de sistema operacional Windows 11 Home, Pro ou Ubuntu Linux.
Alienware M16 R2 está 15% menor
Por sua vez, o Alienware M16 R2 não é exatamente uma novidade — o notebook gamer de alto desempenho já havia começado a ser vendido na última quinta-feira (13). A gigante aproveitou a realização do evento para destacar as mudanças implementadas nesta geração, começando pelo visual redesenhado bem mais sóbrio. O aparelho perdeu a extensão para refrigeração na traseira, ficando agora mais parecido com um notebook comum.
A Dell revela que, para isso, reprojetou toda a construção interna, conseguindo manter boas temperaturas apesar da redução geral de tamanho de 15%. O mais interessante é que essas conquistas teriam sido alcançadas mesmo com a redução no número de heat pipes e ventoinhas.
As configurações também chamam atenção ao incluir processadores até o Intel Core Ultra 9 185H, até 32 GB de RAM (com possibilidade de expansão para até 64 GB) e GPUs Nvidia GeForce RTX 4060 e RTX 4070, bem como tela IPS LCD de 16 polegadas com resolução Quad HD+, proporção 16:10 e taxa de atualização de 240 Hz.
Outro aspecto curioso é que, ao invés de perder capacidade, o modelo teve um aumento na bateria, indo de 86 Wh do antecessor para 90 Wh. A fonte também é digna de nota: com 240 W, o adaptador é extremamente menor e mais leve que a fonte de 330 W do M16 R1, corte que só foi possível nesta geração por não haver modelos com RTX 4080 e RTX 4090.
Fecha o pacote as conexões bem variadas com Wi-Fi 7, Bluetooth, duas portas USB-A 3.2 Gen 1 (5 Gbps), uma porta Thunderbolt 4, USB-C 3.2 Gen 2 (10 Gbps), HDMI 2.1, RJ-45 de 2,5 Gbps para internet com fio, leitor de cartões MicroSD e Windows 11 Home ou Pro.
Preço e disponibilidade
O Dell XPS 13 9340 e o Alienware M16 R2 já estão disponíveis na loja oficial da marca. Os preços sugeridos partem de R$ 9.999 para o XPS, e de R$ 12.699 para o Alienware.