Dell traz novos Inspiron ao Brasil com modelo 2 em 1 e alto desempenho
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
Além de atualizações para as linhas XPS e Alienware, a Dell apresentou ao Brasil em evento realizado nesta terça-feira (18) a nova família Inspiron para 2024, com versões de 14 e 16 polegadas. Os aparelhos trazem inúmeras melhorias, prometendo uma experiência mais premium não apenas na construção, como ainda em recursos, com a chegada de processadores Intel de nova geração e aspectos vistos apenas nos notebooks mais avançados, incluindo certificação militar de resistência.
- Honor MagicBook Pro 16 chega com Intel Core Ultra e tela de 165 Hz
- Memória RAM CAMM2 | O que muda no novo padrão?
O Dell Inspiron 14 e o Inspiron 14 2 em 1 são opções para quem busca um aparelho leve e compacto, havendo muitas semelhanças entre os dois, começando pelo display de 14 polegadas. A tela tem boa qualidade, mas não foge do convencional, adotando painel IPS LCD com resolução Full HD+, proporção mais alta em 16:10 e taxa de atualização de 60 Hz. A única exceção neste ponto é a sensibilidade ao toque na versão 2 em 1.
A dupla também compartilha o processamento — ambos são equipados com CPUs Intel Core Série 1, em variantes com Core i5 120U ou Core i7 150U. Os componentes são acompanhados de 8 GB ou 16 GB de RAM DDR5-5200 e 512 GB ou 1 TB de armazenameno SSD M.2. É possível ainda configurar o Inspiron 14 tradicional com uma GPU dedicada, a Nvidia GeForce MX570, similar à vista no recente Galaxy Book 4, com desempenho próximo ao da RTX 2050.
Os lançamentos buscam se destacar ainda pela construção robusta, bem como pela integração de alguns recursos vistos apenas nos notebooks corporativos mais avançados da gigante. Entre eles estão a construção com tampa e deck do teclado em metal, a certificação MIL-STD-810H de alta resistência a impactos, leitor de impressões digitais e a webcam Full HD, com proteção física para proporcionar maior privacidade.
Fora isso, os novos Inspiron chamam atenção pela conectividade robusta, que inclui duas portas USB-A 3.2 Gen 1 (com velocidade de 5 Gbps), duas portas USB-C 3.2 Gen 2 (10 Gbps) com DisplayPort e Power Delivery integrados (curiosamente, há apenas uma delas no Inspiron 14 tradicional), conector P2 para fones de ouvido e microfone, HDMI 1.4 e leitor de cartões MicroSD, bem como Wi-Fi 6E (apenas Wi-Fi 6 no modelo tradicional) e Bluetooth.
Fecham o pacote o sistema de som estéreo com potência de 4 W, teclado retroiluminado no padrão ABNT2, bateria de 54 Wh com carregamento de 65 W (é possível usar um carregador USB-C de celular de alta potência) e Windows 11.
Inspiron 16 Plus traz alto desempenho
A Dell trouxe ainda uma novidade bem-vinda para quem busca por mais performance, o Dell Inspiron 16 Plus. O modelo foi descrito de forma curiosa pela marca, ao ser definido como um "notebook gamer para trabalhar", buscando atender quem procura por um laptop bem mais sóbrio com design empresarial, sem abrir mão da performance.
Assim como os "irmãos" Inspiron 14, o aparelho de 16 polegadas traz construção premium em metal, certificação MIL-STD-810H e os recursos corporativos como leitor de digitais e webcam Full HD com tampa de privacidade.
Seu maior diferencial está no processamento: temos por aqui o mais avançado Intel Core Ultra 7 155H, acompanhado de 16 GB ou 32 GB de RAM DDR5-5200 (expansível para até 64 GB) e 512 GB ou 1 TB de armazenamento. Fora isso, serão oferecidas as placas de vídeo Nvidia GeForce RTX 4050 ou RTX 4060, tornando-o uma opção ideal para quem vai trabalhar com tarefas em 3D ou edição mais intensa de imagem e vídeo.
A tela acompanha o hardware mais poderoso ao embarcar um painel IPS LCD de 16 polegadas em proporção 16:10, com resolução Quad HD+, taxa de atualização de 120 Hz e 100% de cobertura da gama de cores sRGB — combinação que de fato era mais comumente vista em notebooks gamer.
Mais uma vez, a conectividade é um ponto alto ao incluir duas portas USB-A 3.2 Gen 2, uma porta Thunderbolt 4 (com velocidade de 40 Gbps, Power Delivery, DisplayPort e outros recursos integrados), HDMI 2.1, leitor de cartões MicroSD, Bluetooth e Wi-Fi 6E.
Completa a lista a bateria generosa de 90 Wh com fonte de 130 W, o teclado retroiluminado com formatação ABNT2 e leitor de digitais embutido, a "barra de som" com quatro speakers, posicionada logo acima do teclado, e sistema operacional Windows 11.
Preço e disponibilidade
Os novos Inspiron ainda não tiveram o preço divulgado, mas já há uma janela para início das vendas — os três modelos estão previstos para chegar às lojas em julho. Mais informações devem ser divulgadas até lá.