Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dell Concept Luna evolui em notebook que pode ser desmontado em segundos

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Dezembro de 2022 às 08h44

Link copiado!

Divulgação/Dell
Divulgação/Dell
Tudo sobre Dell

A Dell apresentou à imprensa nesta semana um novo notebook integrante do Concept Luna, projeto em desenvolvimento da gigante que visa tornar a fabricação de laptops mais sustentável, ao mesmo tempo em que facilita reparos. A iniciativa foi apresentada em dezembro do ano passado, ainda em estágios iniciais, e agora chega a uma nova etapa com um protótipo funcional que pode ser desmontado por completo em menos de um minuto, sem auxílio de ferramentas.

Investindo há algum tempo em se tornar uma empresa mais sustentável, com pegada de carbono reduzida, a Dell fortaleceu os investimentos em iniciativas verdes nos últimos anos, com iniciativas como a adoção de materiais 100% recicláveis em embalagens de produtos premium como os das linhas Latitude e Precision. Outro projeto apresentado no ano passado que chamou atenção foi o Concept Luna, em que a marca buscava facilitar a desmontagem dos notebooks, enquanto utilizava materiais sustentáveis.

Continua após a publicidade

Quase um ano depois, um protótipo funcional foi apresentado nesta semana, com mais melhorias. A base do conceito é a adoção da modularidade, que elimina o uso de parafusos e facilita a remoção das peças. Nas demonstrações feitas a jornalistas, engenheiros da Dell conseguiram desmontar o dispositivo por completo em cerca de 30 segundos — algo impensável nos modelos à venda atualmente, equipados com mecanismos complexos e múltiplos cabos.

Duas inovações apresentadas neste ano que estavam ausentes do anúncio original são a automação das linhas de produção e o uso de QR codes nos módulos. A primeira visa tirar proveito da construção facilitada para agilizar a fabricação e reparos utilizando robôs, enquanto pela segunda os usuários poderiam adquirir peças de reposição apenas escaneando o código do módulo que requer substituição.

A proposta continua se tornando mais atraente e, como diz a própria Dell, tem "potencial de revolucionar a indústria", mas é preciso cautela nesse momento. A gigante destacou como o Luna ainda é um conceito, estando bem distante de se tornar um produto final para chegar às prateleiras. Os engenheiros da empresa estariam apenas aproveitando a iniciativa para experimentar e estudar meios de tornar a produção da marca mais sustentável.

Continua após a publicidade

Além disso, por motivos como custo elevado ou dificuldades de implementação, é possível que o formato apresentado nunca seja levado às lojas. Ainda assim, a iniciativa é louvável, e pode render frutos nas linhas que a Dell já disponibiliza no mercado, incluindo maior adoção de materiais recicláveis ou tecnologias que facilitem o reparo das máquinas. Prova disso pode ser vista na existência da Framework, pequena startup que já comercializa notebooks modulares em algumas regiões — o projeto mantém requerimentos como o uso de parafusos, no entanto.

Apesar de tudo, como destacam alguns veículos que tiveram contato com o novo protótipo do Concept Luna, o fato de uma empresa do porte da Dell, de atuação global, estar trabalhando em uma iniciativa como essa pode realmente proporcionar uma experiência melhor para um número de pessoas ainda maior, incentivando outras fabricantes de peso a seguirem planos similares.

Fonte: Engadget