Publicidade

Dell apresenta Concept Luna com notebooks modulares e partes reutilizáveis

Por| Editado por Wallace Moté | 15 de Dezembro de 2021 às 11h16

Link copiado!

Divulgação/Dell
Divulgação/Dell
Tudo sobre Dell

Com foco na sustentabilidade, a Dell apresentou o chamado Concept Luna, uma ideia que promove a troca e reutilização de componentes de notebooks. Os objetivos principais são reduzir a quantidade de partes produzidas, e realocá-las para produtos mais baratos em vez de jogá-las no lixo ao fim do ciclo de uso.

Toda a construção interna é feita com o objetivo de facilitar o acesso a qualquer componente. Assim como os celulares da Fairphone, não seriam utilizadas substâncias adesivas na montagem dos notebooks, já que essas colas podem ser prejudiciais ao meio ambiente e também inutilizar as peças que são retiradas — mesmo assim, o número de parafusos utilizados poderá ser reduzido em 10x, permitindo reparos completos em apenas uma hora e meia, de acordo com a Dell.

Continua após a publicidade

Os notebooks seriam feitos em alumínio feito em fábricas com energia proveniente de hidrelétricas, enquanto a placa-mãe seria produzida em um composto de fibra de linho em conjunto com polímeros solúveis em água, o que torna a reciclagem do componente mais fácil. Além disso, o posicionamento das peças é repensado, já que a placa (e consequentemente CPU, RAM e várias outras partes importantes) ficariam atrás da tela, em vez de permanecerem abaixo do teclado, como acontece nos dispositivos vendidos atualmente. Com isso, seria possível reduzir as dimensões do componente em 75% (para somente 5.580 milímetros quadrados), e a quantidade de peças seria diminuída em 20%.

Naturalmente, os notebooks teriam também bastante foco na longevidade, para evitar que os usuários precisem trocar os seus produtos com uma frequência muito alta. Por isso, a bateria dos produtos seriam feitas de fosfato de lítio-ferro, em vez dos tradicionais tanques em íons de lítio. De acordo com a Dell, as células oferecem "longas cargas que podem ser mantidas ao longo de vários anos de uso, aumentando reusos além do primeiro produto em que elas são instaladas".

Reutilização dos componentes em outros dispositivos

Continua após a publicidade

O Concept Luna não é focado apenas na construção dos notebooks, mas também em como eles serão tratados depois que são trocados. Por isso, a ideia também inclui um programa de substituição de peças, em que componentes como bateria, processadores, teclados e outros deverão ser reimplantados em produtos novos, de linhas mais baratas.

Mesmo que várias dessas partes apresentem um alto tempo de vida útil, é possível imaginar que elas passarão por algumas etapas de testagens antes de serem revendidas para outros consumidores. Além disso, a marca divulgaria de forma ampla que se trata de um produto "reciclado", ou seja, ninguém compraria o produto sem saber dessa informação.

Ainda não existe uma expectativa concreta em relação a quando os produtos vindos do Concept Luna poderão ser comprados, e nem quais mercados poderão receber os notebooks com peças reutilizadas.

Fonte: PCWorld