Publicidade

Framework Laptop: o notebook modular que você pode construir em casa

Por| 26 de Fevereiro de 2021 às 13h11

Link copiado!

Divulgação/Framework
Divulgação/Framework

O currículo de Nirav Patel é invejável — ele já trabalhou na Apple e no time original da Oculus, antes da empresa de realidade virtual ser adquirida pelo Facebook. Embora ele pudesse simplesmente procurar outro emprego ostentando essas duas passagens em seu LinkedIn, ele resolveu ir além. Decepcionado com o que tinha visto no mercado de tecnologia, ele decidiu criar a Framework, uma startup de economia consciente.

O primeiro produto da companhia? É o Framework Laptop, um notebook modular que pode ser melhorado através de slots de expansão e consertado facilmente por conta da forma como é montado. Você pode até mesmo botar a mão na massa e fabricar a sua própria unidade em sua casa, caso opte por adquirir o kit “faça-você-mesmo” em vez de um dos modelos pré-prontos. Para a Framework, o poder de decisão tem que ser do consumidor.

“Como uma empresa de eletrônicos de consumo, seu modelo de negócio depende efetivamente de produzir constantemente toneladas de hardware e colocá-las à venda no mercado e nas mãos dos consumidores, e depois simplesmente abandoná-las e deixá-las ali. Isso incentiva o desperdício e a ineficiência e, em última análise, os danos ambientais”, explica Patel, em entrevista ao site The Verge.

Continua após a publicidade

A ideia é que você compre (ou monte) um único Framework Laptop e fique com ele, bom, para o resto da sua vida. É possível mudar tudo: a tela, o teclado, a cor das bordas do display, detalhes externos do chassi e até mesmo as conexões laterais (há modelos USB-C, USB-A, DisplayPort, HDMI etc.). Todos esses componentes estarão à venda no marketplace centralizado da Framework para uma aquisição rápida sempre que for necessário.

Ah, vale lembrar que a construção “padrão” do notebook é composta por uma tela de 13,5 polegadas (com 2256 x 1504 pixels de resolução), processadores Intel Core (i5-1135G7, i7-1165G7 ou i7-1185G7), uma webcam de 1080p (própria para videoconferência) e até 64 GB de memória RAM. A memória interna? A Framework fala em “4 TB ou mais”, já que você sempre poderá adquirir SSDs mais potentes.

O Framework Laptop ainda está longe de ser lançado comercialmente, mas os interessados já podem ser juntar à lista de espera no site oficial do projeto.

Continua após a publicidade

Fonte: Framework