Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Próximo MacBook Air pode finalmente se render à tela OLED

Por| Editado por Wallace Moté | 12 de Dezembro de 2022 às 16h57

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Tudo sobre Apple

Os novos iPad Pro de 11" e 12,9" não devem ser os únicos produtos a ganhar tela de tecnologia OLED no ano de 2024. Novas informações publicadas pelo analista Ross Young do DSCC apontam que o próximo MacBook Air pode chegar no mesmo ano também com display de diodos emissores de luz orgânica, com preto definitivo, alto contraste, além de maior durabilidade e brilho superior graças às soluções encontradas pela própria Apple.

Segundo Young, o modelo terá display de 13,3 polegadas, mesmo tamanho de tela utilizada pela Apple no antigo design com processador M1. A versão atualizada — com entalhe no alto do display —, conta com 13,6 polegadas.

Ainda não se sabe se a Apple estaria considerando manter o visual antigo por mais uma geração ou se há mais mudanças chegando, mantendo um visual mais compacto.

Continua após a publicidade

Olá, OLED!

Por muitos anos, a Apple tem evitado usar telas de tecnologia OLED em seus dispositivos pelo desempenho limitado. Embora os painéis ofereçam contraste excepcional e ótima qualidade de cores, o brilho limitado e a durabilidade ainda são pontos preocupantes.

Ou eram. A Apple tem desenvolvido um novo painel OLED duas vezes mais brilhante e quatro vezes mais durável que soluções atuais, reduzindo preocupações de consumidores como o burn-in (a queima de pixels na tela) ou legibilidade em ambientes claros.

Continua após a publicidade

Não sabemos se este mesmo display em desenvolvimento para o iPad Pro seria utilizado no futuro MacBook Air. Se sim, é muito provável que a tela do notebook perca uma das principais característica dos tablets: a tecnologia ProMotion para alta taxa de atualização de 120 Hz.

Atualmente, todos os modelos de MacBook Air oferecem tela de tecnologia LCD, que necessita de um painel de iluminação para iluminar os pixels. No OLED, utilizado apenas em celulares da Apple, cada pixel emite sua própria luz para controle preciso de luminosidade, cor e contraste.

Há ainda produtos como o MacBook Pro de 14" e de 16", bem como o iPad Pro de 12,9", que utilizam painel LCD do tipo mini LED, no qual o painel de iluminação é dividido em centenas de zonas para um desempenho próximo do OLED e com brilho superior às opções atuais.

Continua após a publicidade

Pouco depois do lançamento do MacBook Air com tela OLED em 2024, a Apple deve apresentar seu primeiro MacBook com tela flexível, com display interno dobrável de ponta a ponta para visual mais futurístico.

Fonte: Ross Young, via WCCFtech