Chromebook XPS da Dell pode estar em desenvolvimento

Chromebook XPS da Dell pode estar em desenvolvimento

Por Lupa Charleaux | Editado por Wallace Moté | 21 de Janeiro de 2022 às 08h15
Divulgação/Dell

Desde 2020, rumores indicam que a Dell estaria desenvolvendo um Chromebook atrelado à linha de notebooks premium XPS. Agora, recentes atualizações no código do repositório Chromium Gerrit do Google trazem indícios de que a marca segue trabalhando no projeto.

Conforme o Chrome Unboxed, uma série de mudanças no Chromium Gerrit trazem a menção “banshee” em quatro lugares diferentes. Essas anotações estão relacionadas a um e-mail de parceiros do Google usado em outros projetos de Chromebooks da Dell.

Imagem de uma das citações a “banshee” nos códigos do Chromium Gerrit (Imagem: Reprodução/Chrome Unboxed)

Reunindo essas informações, a página norte-americana sugere que a companhia esteja trabalhando em um novo dispositivo com Chrome OS. Contudo, outros dados alimentam a teoria de que o produto estaria vinculado à principal série de notebooks da marca.

Mais pistas sobre o Chromebook XPS

Ainda segundo o Chrome Unboxed, os recentes códigos também fazem referência a “Byra”. Nessas listagens, Byra é usado indicar a presença dos processadores Intel Alder Lake de 12ª geração, geralmente usados em Chromebooks de última geração.

Isso reforça a teoria de que a Dell pode estar trabalhando em um dispositivo com Chrome OS da série XPS. Embora haja uma chance mínima de que o produto pertença à linha Inspiron, a marca não usa esse título para essa categoria de computadores há quatro anos.

Vale citar que a publicação norte-americana está trabalhando em uma suposição usando como base os dados encontrados no Chromium Gerrit. Até o momento, a Dell não revelou planos oficiais de lançar um Chromebook XPS.

De toda forma, a expectativa é que o dispositivo possa ter características parecidas com o recente XPS 13 Plus. A versão do notebook lançada no início de 2022 traz visual minimalista com tela IPS Black Full HD e “trackpad infinito” com motor háptico.

Chromebook XPS pode se inspirar no visual do notebook XPS 13 Plus (Imagem: Divulgação/Dell)

Maior investimento no Chrome OS

Desde o lançamento, a linha XPS da Dell sempre esteve relacionada com o sistema operacional Windows. Entretanto, a fabricante norte-americana pode estar seguindo o exemplo de outras empresas para lançar um modelo de Chromebook premium.

Por exemplo, a Samsung vem alimentando a série Galaxy Chromebook há vários anos com diferentes variantes. Da mesma forma, a Acer segue investindo em novas versões dos Chromebook Spin.

Portanto, um Chromebook XPS com as principais características dos notebooks premium da Dell poderia ter um ótimo desempenho em vendas. Por enquanto, resta esperar que esse projeto se torne uma realidade.

Fonte: Chrome Unboxed, Digital Trends

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.