Publicidade

Zenbook 14 OLED é 1º notebook da ASUS com Intel Core Ultra no Brasil

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Março de 2024 às 17h25

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/ASUS)
(Imagem: Divulgação/ASUS)
Zenbook DUO

Quase três meses após o anúncio global na CES 2024, a ASUS lançou de surpresa no Brasil o Zenbook 14 OLED (modelo UX3405MA) e o Zenbook Duo (modelo UX8406MA), primeiros notebooks da marca no país a serem equipados com os recém-lançados processadores Intel Core Ultra. Enquanto o primeiro tem a tela OLED e as configurações robustas como detaques, o segundo expande o conceito de tela dupla ao adotar dois painéis de 14 polegadas.

Zenbook 14 OLED é modelo compacto

Opção com formato tradicional, o ASUS Zenbook 14 OLED chega ao Brasil em uma das versões mais completas. Acompanhando o processador Intel Core Ultra 7 155H, de 16 núcleos e 22 threads (6 P-Cores de alto desempenho + 8 E-Cores de alta eficiência + 2 LP E-Cores de baixo consumo) rodando a até 4,8 GHz, há 32 GB de RAM LPDDR5X (soldada na placa) e 1 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0.

Continua após a publicidade

Um dos seus pontos fortes, a tela OLED de 14 polegadas traz resolução Full HD+ de 1920 x 1200 pixels, adotando proporção mais alta em 16:10, o que garantiria espaço adicional de visualização. A taxa de atualização é limitada a apenas 60 Hz, mas há suporte a HDR com certificação DisplayHDR True Black 600, um dos padrões mais avançados dedicados a painéis OLED, bem como brilho de 400 nits e alta precisão de cores com 100% de cobertura DCI-P3.

Dois dos grandes trunfos do uso da CPU Intel Core Ultra são a GPU, uma Intel Arc integrada que ofereceria o dobro de desempenho em relação aos gráficos integrados da 13ª geração, e a Unidade de Processamento Neural (NPU) para lidar com tarefas de Inteligência Artificial. A solução acelera recursos como filtros de IA do pacote Adobee os Windows Studio Effects, que aplicam borrão de fundo, cancelamento de ruído e outros efeitos em videochamadas.

Falando em vídeos, o Zenbook 14 OLED possui uma webcam robusta com resolução Full HD e emissor infravermelho, sendo compatível com biometria via Windows Hello, além de contar com certificação Intel Evo, que atesta a presença de recursos avançados para garantir uma experiência consistente aos usuários. Entre eles, estão conectividade avançada e extensa autonomia de bateria, que chamam atenção por aqui, ao menos quando olhamos as promessas da companhia.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O lançamento entregaria mais de 15 horas de uso, embarcando tecnologia de carregamento rápido de 65 W que levaria a bateria de 75 Wh aos 60% após 49 minutos na tomada, e possui Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0, duas portas Thunderbolt 4 (com taxas de transferências de 40 Gbps), uma USB-A 3.2 Gen 1 (5 Gbps), HDMI 2.1 e conector para fones de ouvido e microfone.

A ASUS também enfatiza a construção do laptop, composta de 50% de plástico reciclado pós-consumo (PCR), além do design compacto e leve com 1,2 kg e 14,9 mm de espessura. Fecham o pacote o sistema de som estéreo otimizado pela Harman/Kardon e munido de áudio espacial Dolby Atmos, a certificação militar MIL-STD-810H de resistência a choques, baixas e altas temperaturas, altitude e vibração, e Windows 11 Home de fábrica.

Zenbook Duo OLED expande tela secundária

Continua após a publicidade

Usuários que se interessam por propostas mais diferenciadas receberam uma novidade na forma do Zenbook Duo 2024. Enquanto as gerações passadas apostavam em uma pequena faixa de tela que se erguia logo acima do teclado, a versão deste ano vai ao extremo ao substituir o teclado físico por uma segunda tela sensível ao toque, aos moldes do visto em concorrentes como o Yoga Book 9i da Lenovo. Dito isso, há algumas diferenças importantes que podem proporcionar uma experiência de uso superior.

Ambos os painéis possuem as mesmas especificações: temos displays OLED de 14 polegadas em proporção 16:10, com resolução de 2880 x 1800 pixels, taxa de atualização de 120 Hz, 100% de cobertura da gama DCI-P3 e sensibilidade ao toque com suporte a canetas stylus. Assim como no Zenbook 14, o brilho é de 400 nits e há HDR com Dolby Vision e certificação DisplayHDR True Black 500, menos completa que a obtida pelo "irmão" menor, mas ainda uma das mais avançadas disponíveis.

O teclado chega como um acessório que inclui trackpad e fixação magnética, com pinos para alimentação e comunicação direta com o aparelho, eliminando eventual latência do Bluetooth. Fora isso, há um suporte integrado na base do notebook para aumentar sua altura de modo a permitir a exibição dupla das telas em uma posição mais confortável para os olhos — ambas características que dão vantagens de usabilidade ao Zenbook Duo frente ao Yoga Book 9i.

Continua após a publicidade

No processamento, a novidade é ainda mais poderosa ao embarcar CPU Intel Core Ultra 9 185H, de 16 núcleos e 22 threads (6 P-Cores + 8 E-Cores + 2 LP E-Cores) rodando a até 5,1 GHz, 32 GB de RAM LPDDR5X e 2 TB de armazenamento M.2 NVMe PCIe 4.0. Também estão presentes por aqui a certificação Intel Evo, a GPU Intel Arc integrada e a NPU para acelerar os recursos de IA, incluindo os Windows Studio Effects.

A bateria traz 75 Wh de capacidade, que promete mais de 13 horas de uso e possui carregamento rápido de 65 W capaz de recuperar 60% em 49 minutos, enquanto a lista de conexões traz Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, duas portas Thunderbolt 4, uma USB-A 3.2 Gen 1, HDMI 2.1 e conector para fones de ouvido e microfone.

O Zenbook Duo dá um passo extra na construção ao utilizar 90% de liga de magnésio e alumínio reciclada, apresentando peso de 1,35 kg (desconsiderando o teclado, que adiciona mais 300 g) e espessura que varia entre 14,6 mm e 19,9 mm, em virtude do teclado. No mais, o dispositivo traz webcam Full HD com infravermelho para biometria com Windows Hello, som estéreo da Harman/Kardon com Dolby Atmos, certificação MIL-STD-810H e Windows 11 Home.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

Os ASUS Zenbook 14 e Zenbook Duo OLED já estão disponíveis no site oficial da ASUS, com preços sugeridos de R$ 12.999 e R$ 19.999, respectivamente. A marca destaca ainda as condições especiais de pagamento que está fornecendo na estreia, incluindo 10% de desconto no PIX e parcelamento em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.