Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ASUS lança ROG SCAR 17 SE e Flow X16 com Intel Alder Lake-HX e tela Mini LED

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Maio de 2022 às 16h30

Link copiado!

Reprodução/ASUS
Reprodução/ASUS
Tudo sobre ASUS

Em apresentação realizada nesta terça-feira (17), a ASUS expandiu sua linha de notebooks gamer ROG com duas novidades de alta potência: o ROG Strix SCAR 17 SE e o Flow X16. Enquanto o primeiro é uma edição especial do SCAR 17 munida dos novos processadores Intel Alder Lake-HX, o segundo é o mais novo integrante da linha Flow, focada em oferecer experiências gamer mais portáteis.

ROG Strix SCAR 17 SE traz "chip de desktop" e metal líquido

Modelo gamer mais poderoso da companhia, o ASUS ROG Strix SCAR 17 Special Edition vem equipado com o novo Intel Core i9 12950HX — anunciado na semana passada, o chip se destaca por trazer o die da 12ª geração de desktops para os notebooks. O modelo conta com 16 núcleos e 24 threads, sendo 8 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading rodando a até 5,0 GHz e 8 E-Cores de baixo consumo a 3,6 GHz.

Continua após a publicidade

Seu consumo base é de 55 W, mas pode atingir os 140 W em cargas de trabalho de maior intensidade na CPU, e há suporte parcial a overclocking dos núcleos, prometendo entregar um novo patamar de performance. Acompanhando o componente, há 32 GB de RAM DDR5-4800, com possibilidade de expansão para até 64 GB, e até 4 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0 em RAID0.

As opções de GPU ficam entre a Nvidia GeForce RTX 3070 Ti ou a RTX 3080 Ti, ambas em versões de notebook, com MUX Switch e configuradas com consumo máximo, de 150 W (125 W + 25 W Dynamic Boost) e 175 W (150 W + 25 W Dynamic Boost), respectivamente. Para manter as temperaturas sob controle, a ASUS implementou uma grande câmara de vapor, auxiliada pela interface térmica Conductonaut Extreme da Thermal Grizzly, composta de metal líquido.

Segundo a companhia, a Conductonaut Extreme é mais avançada que outras soluções de metal líquido, conseguindo aprimorar a dissipação de calor em até 5℃ adicionais. Para tirar proveito de tanto poder, o SCAR 17 SE traz duas opções de telas de 17,3 polegadas com painel IPS LCD: Full HD com taxa de atualização de 360 Hz, ou Quad HD com taxa de 240 Hz. As duas contam com tempo de resposta de 3 ms, Adaptive Sync e HDR com Dolby Vision.

Continua após a publicidade

Conexões também são um ponto forte do lançamento, que vem equipado com Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, duas portas USB-A 3.2 Gen 1, Thunderbolt 4, USB-C 3.2 Gen 2x2 com DisplayPort e Power Delivery, conector P2 para fones de ouvido e microfone, HDMI 2.1 e porta RJ45 para rede cabeada com velocidade de 2,5 Gbps.

No mais, o SCAR 17 SE traz visual agressivo com mensagens e símbolos escritos em tinta ultravioleta, peças adicionais para customização do visual da faixa traseira, teclado com retroiluminação RGB por tecla, quatro speakers com certificação Hi-Res e Dolby Atmos, teclas macro dedicadas, bateria de 90 Wh e Windows 11 Pro de fábrica.

ROG Flow X16 traz tela Mini LED e portabilidade

Continua após a publicidade

Apesar de ser o anúncio mais modesto do dia, o ASUS ROG Flow X16 ainda oferece alta performance e recursos que chamam atenção, especialmente na construção e no display. O modelo, que chega para expandir a linha ROG Flow de tablets e laptops gamer compactos, vem equipado com um AMD Ryzen 9 6900HS, 32 GB de RAM DDR5-4800, com possibilidade de expansão para 64 GB utilizando dois módulos, e 2 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0.

As opções de GPU partem da Nvidia GeForce RTX 3050 Ti, mas incluem ainda a RTX 3060 e até mesmo a RTX 3070 Ti, com configuração de 125 W, apesar do corpo compacto de menos de 2 cm de espessura. Para conseguir entregar performance no pouco espaço disponível, a ASUS implementou o chamado Pulsar Heatsink, que combina 5 heat pipes com um enorme heatsink que ocupa toda a região traseira do laptop.

Complementando as estruturas, além das duas ventoinhas tradicionais, há uma terceira direcionada para a área central do notebook, que promete reduzir as temperaturas ao aplicar um fluxo de ar sobre a área da CPU e da GPU. Por fim, há metal líquido da Thermal Grizzly aplicado nos componentes, para garantir transferência mais rápida de calor.

Continua após a publicidade

O restante das especificações também impressiona, começando pelo formato 2 em 1 e pela tela "ROG Nebula HDR" de 16 polegadas, que adota iluminação Mini LED. Com resolução Quad HD+ de 2560 x 1600 pixels em proporção 16:10 e taxa de atualização de 165 Hz, o painel promete altíssima precisão de cores com 100% de cobertura da gama DCI-P3, tempos de resposta de 3 ms e contraste significativamente superior ao de telas IPS LCD tradicionais.

O display é sensível ao toque com suporte a canetas stylus, tem calibração de cores validada pela Pantone, conta com AMD FreeSync Premium Pro, emprega MUX Switch para permitir passagem direta de vídeo da GPU dedicada e embarca HDR com Dolby Vision, com picos de brilho de respeitáveis 1.100 nits. Para oferecer uma experiência de mídia robusta, há também áudio com 4 speakers, certificação Hi-Res e Dolby Atmos.

Assim como os outros membros da família, o ROG Flow X16 possui conexão proprietária para uso do ROG XG Mobile, a GPU externa da ASUS que entrega largura de banda superior ao Thunderbolt e consequentemente oferece performance superior em programas profissionais e jogos. O lançamento suporta o módulo lançado no ano passado, com RTX 3080 Ti, bem como a nova versão com uma AMD Radeon RX 6850M XT.

Continua após a publicidade

Em conectividade, o laptop gamer 2 em 1 apresenta Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, duas portas USB-A 3.2 Gen 2, duas portas USB-C 3.2 Gen 2 com DisplayPort, Power Delivery e G-Sync em uma delas, HDMI 2.0b, conector P2 para fones de ouvido e microfone, leitor de cartões MicroSD e a porta proprietária para os módulos XG Mobile.

O ROG Flow X16 oferece ainda webcam HD com sensores infravermelho para biometria, teclado com retroiluminação RGB por tecla, vidro protetor Gorilla Glass 3, certificação DisplayHDR 1000 e Windows 11 Pro.

Preço e disponibilidade

Os novos ASUS ROG Strix SCAR 17 SE e ROG Flow X16 chegarão ao mercado internacional no terceiro trimestre de 2022, entre julho e setembro, mas não há datas precisas. Com especificações extremas, o SCAR 17 SE será vendido por preços que partem das 4.000 libras (~R$ 25 mil), enquanto o Flow X16 ainda não teve valores anunciados. Também não há informações de disponibilidade no Brasil no momento.

Continua após a publicidade

Fonte: ASUS, (1, 2), Windows Central (1, 2)