Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple trabalha no chip M2 Max com até 38 núcleos de GPU para equipar MacBook Pro

Por| Editado por Wallace Moté | 10 de Junho de 2022 às 15h50

Link copiado!

Apple
Apple
Tudo sobre Apple

Um ano e meio após o lançamento do Apple M1, primeiro chip proprietário da Apple focado em computadores, a Gigante de Cupertino apresentou o M2 abrindo caminho para a nova geração dos poderosos, eficientes e compactos processadores da empresa. E possíveis detalhes sobre o M2 Max já foram comentados, mesmo que ainda faltem meses para o anúncio oficial.

No artigo que descreveu o desenvolvimento de novos MacBook Air de 15 polegadas e um modelo compacto com tela de 12 polegadas, o jornalista Mark Gurman do Bloomberg cita que o chip M2 Max irá equipar as versões mais poderosas dos novos MacBook Pro, oferecendo até 12 núcleos de CPU e até 38 núcleos de GPU.

Continua após a publicidade

O salto é modesto em relação à configuração máxima de 10 núcleos de CPU e 32 núcleos de GPU presente no M1 Max do MacBook Pro de 16 polegadas. Porém, a fabricação de 3 nanômetros deve resultar em avanços significativos quando comparada com a dos atuais chips de 5 nanômetros.

Tal mudança permitirá que mais transistores sejam condensados em um espaço menor, diminuindo o espaço entre circuitos e, como consequência, oferecendo maior velocidade, desempenho superior e menor consumo de energia.

Não foram compartilhados detalhes sobre as especificações base do processador — cuja versão do M1 Max está presente apenas no Mac Studio e conta com 10 núcleos de CPU e 24 núcleos de GPU —, e nem mesmo foram comentadas informações sobre o chip M2 Pro, processador que também pode equipar o Mac Mini e iPad Pro.

Continua após a publicidade

Como foi reportado há meses, a Apple já desenvolve os processadores da linha M3 com lançamento para os próximos anos, mirando a chegada do futuro iMac Pro e produtos ainda mais potentes.

Dependendo dos planos da Apple, o anúncio dos novos MacBook Pro e dos chips M2 Pro e M2 Max deve acontecer entre o fim de 2022 e início de 2023.

Fonte: Bloomberg