Apple prepara iMac com chip M3 e novo iMac Pro também está em desenvolvimento

Apple prepara iMac com chip M3 e novo iMac Pro também está em desenvolvimento

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 25 de Abril de 2022 às 17h40
Reprodução/Apple

Na mais recente edição da coluna Power On, o jornalista Mark Gurman do Bloomberg aponta que a Apple pode ter iniciado o desenvolvimento da próxima geração do iMac com o futuro processador M3, e que um iMac Pro também estaria sendo projetado pela empresa. Isso tudo às vésperas da estreia dos chips M2.

Em suas palavras, Gurman destaca que "ouviu dizer que os processadores M2 não são os únicos testados pela Apple", afirmando que uma nova versão do iMac está em desenvolvimento com processador M3, e seu lançamento pode ficar apenas para o fim do próximo ano — no mínimo.

Nova geração do iMac terá processador Apple M3 e pode ser anunciado a partir do fim de 2023 (Imagem: Reprodução/Apple)

Gurman segue acreditando que um novo iMac Pro está sendo desenvolvido pela Apple, mas informações sobre seu processador, design, funções e tamanho são desconhecidas. Seu lançamento "não acontecerá tão cedo".

Novos iMac e iMac Pro podem demorar

Dado o enorme cuidado da Apple para não ter produtos diferentes competindo entre si, a chegada de um iMac Pro pode ficar para 2023 ou 2024, visto que seu lançamento poderia comprometer as vendas do novo Mac Studio com M1 Max e M1 Ultra — desempenho esperado para o novo iMac Pro.

Após a chegada do M1 em novembro de 2020, é esperado que a Apple anuncie este ano a segunda geração de seus processadores para Mac com foco em maior desempenho, menor consumo de energia e recursos exclusivos para diferenciar ainda mais dos velhos computadores com chip Intel.

Anúncio de um novo iMac Pro com Apple Silicon poderia canibalizar vendas do Mac Studio e Studio Display (Imagem: Reprodução/Apple)

Um novo Mac Pro pode ser revelado durante a WWDC 2022 com chipset ainda mais poderoso que o M1 Ultra. A estreia do chip M2 pode acontecer em meados deste ano ou durante o segundo semestre de 2022, sendo implementado na nova geração do MacBook Air, MacBook Pro e Mac Mini.

O Apple M2 é esperado com mesma CPU de 8 núcleos do M1, mas com maior potência, velocidade e eficiência, tendo foco em ganho de desempenho gráfico graças à nova GPU com até 10 núcleos.

Fonte: Bloomberg, via MacRumors

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.