Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple pode lançar MacBook Air com chip M3 de 3 nanômetros ainda este ano

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Janeiro de 2023 às 13h23

Link copiado!

Apple
Apple
Tudo sobre Apple

O lançamento da próxima geração de processadores Apple Silicon pode estar muito mais próximo que o imaginado. Um novo relatório do Digitimes indica que a Apple busca priorizar o lançamento do novo MacBook Air com processador Apple M3 com fabricação em 3 nanômetros, e sua chegada deve acontecer já durante o segundo semestre de 2023.

Segundo informações obtidas pelo Digitimes, "a cadeia de produção está mais focada no MacBook Air mais barato, que é esperado para ser atualizado na segunda metade de 2023 e pode ser equipado com um processador de 3 nanômetros."

Continua após a publicidade

O processador em questão deve ser o chip Apple M3, e graças à nova litografia o modelo é esperado com mais transistores para maior desempenho e menor consumo de energia.

Caso o rumor esteja correto, a chegada do novo notebook aconteceria entre um ano e um ano e meio do modelo atual, período semelhante ao da atualização do MacBook Air com M1 (lançado em novembro de 2020) para o modelo com M2 (de junho de 2022).

Novos MacBook de 12" e MacBook Air de 15"

Continua após a publicidade

Durante todo o ano passado noticiamos que a Apple poderia anunciar em 2023 um novo MacBook Air com tela de 15 polegadas, salto significativo em tamanho quando comparado com o atual modelo de 13 polegadas.

Em previsões de Mark Gurman, a Apple iria lançar novos MacBook Pro com chip M2 Pro e M2 Max entre o fim de 2022 e início de 2023. Isso já se confirmou. O jornalista do Bloomberginformou na mesma ocasião que um MacBook compacto com tela de 12 polegadas seria lançado entre o fim de 2023 e início de 2024. Mas o dispositivo é uma incógnita, visto que competiria com modelos de iPad Air e iPad Pro.

Com os rumores de que a Apple apresentará o chip M3 no segundo semestre deste ano, é plausível imaginar a estreia de novos tamanhos de MacBook de entrada com o processador de terceira geração.

MacBook Air tem estreado novas gerações de chips

Continua após a publicidade

Historicamente a Apple costuma introduzir sua nova linha de processadores com Macs de entrada. Em novembro de 2020 o MacBook Air estreou o chip M1. Em junho de 2022 o MacBook Air estreou o chip M2. E, no fim de 2023, o MacBook Air pode estrear o chip M3.

Ao diversificar a disponibilidade de tamanho e preço da linha mais barata de notebooks, a empresa poderia faturar ainda mais e agradar ainda mais usuários que buscam alternativas mais compactas ou maiores ao único MacBook Air de 13 polegadas.

De qualquer forma, ainda não sabemos se a empresa está comprometida com a chegada de um MacBook Air maior, se o MacBook de 12 polegadas está de fato descartado ou se o chip M3 será destinado apenas a um modelo inicialmente. Mais detalhes ainda devem surgir nos próximos meses.

Continua após a publicidade

Fonte: Digitimes, via MacRumors