Apple planeja lançar MacBook Pro com tela OLED já em 2026
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |
Após o lançamento do primeiro iPad Pro com tela Tandem OLED empilhada em duas camadas para alto brilho, a Apple parece estar considerando expandir o uso das telas com pretos reais, cores precisas e contraste elevado para o MacBook Pro já em 2026, segundo a firma de análise de mercado Omdia.
- Como funciona a tela Tandem OLED do novo iPad Pro
- iPhone 17 "Slim" terá maior mudança visual desde iPhone X, diz rumor
Segundo o analista Ricky Park, "é muito provável que a Apple incorpore o OLED em seus modelos de MacBook já em 2026”, com a mudança podendo "desencadear um aumento significativo na demanda por OLED no mercado de notebooks”, diz ele.
Em pesquisa feita pela Omdia, o mercado de painéis OLED em 2024 deve triplicar em relação ao ano anterior com 12 milhões de unidades fornecidas para tablets e 5 milhões para notebooks.
O cenário deve mudar drasticamente até 2031, com 35 milhões de telas OLED para tablets e 64 milhões para notebooks.
Vazamentos apontam que a Samsung está investindo US$ 3,14 bilhões em sua fábrica na Coreia do Sul para garantir o fornecimento de telas OLED de 14 polegadas e 16 polegadas para o futuro MacBook Pro.
Além do MacBook Pro, há rumores de que a Apple planeja estender o uso de displays de tecnologia OLED para toda a linha de tablets, com o iPad Mini e iPad Air recebendo o mesmo tipo de tela também em 2026.
Com o fim do suporte para o Windows 10 no próximo ano, a Omdia cita altas expectativas para que empresas apostem cada vez mais em notebooks, laptops e tablets 2 em 1 com Windows 11 e tela OLED para acirrar a disputa e antecipar a estreia da Apple com opções igualmente robustas.
Ainda não sabemos se a Apple continuará adotando o painel de tecnologia Tandem OLED com duas telas empilhadas para máximo desempenho em brilho, mas novidades devem surgir em breve conforme a empresa finaliza os planos para os próximos anos.
Saiba como funciona a tela Tandem OLED do novo iPad Pro e fique de olho no Canaltech para não perder as principais novidades!
Fonte: Omdia