Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Para evitar impostos dos EUA, Google vai remover fábricas do Pixel da China

Por| 28 de Agosto de 2019 às 15h22

Link copiado!

Para evitar impostos dos EUA, Google vai remover fábricas do Pixel da China
Para evitar impostos dos EUA, Google vai remover fábricas do Pixel da China
Tudo sobre Google

Mais uma empresa está tentando tirar sua produção da China. Segundo o jornal Nikkei, a Google estaria se esforçando ainda mais para mudar a fábrica dos seus smartphones Pixel para o Vietnã. O motivo seria evitar os altos custos da produção chinesa, além de fugir de variações de humor entre os governos de Donald Trump e Xi Jinping.

O jornal da região disse ter conversado com duas pessoas próximas ao projeto. A proposta da Google é criar uma fábrica de baixo custo no sudeste asiático para transportar a fabricação dos smartphones e outros hardwares ainda este ano.

A companhia vai aproveitar uma antiga fábrica da Nokia na região norte do Vietnã, em uma região chamada de Bac Ninh. A vila também já abraçou outras companhias no passado, como a Samsung. Com isso, a Google teria pessoal especializado para o trabalho.

A movimentação acontece por conta de pressões locais por leis trabalhistas. Além disso, a empresa também quer fugir de tarifas de importação para os Estados Unidos vindas da China. Os dois governos seguem em embates que não mostram bons sinais para o futuro. Trump prometeu segurar até o final do ano o aumento da tarifa de importação de produtos eletrônicos, incluindo smartphones, videogames e outros aparelhos.

Continua após a publicidade

No ano passado, 70% das vendas do Pixel foram nos Estados Unidos. Ou seja, um aumento na tarifa de importação teria um impacto grande para a empresa. Dentro do setor de alto-falantes inteligentes, 65% do total foi enviado também para o mercado norte-americano.

As fontes ainda informaram que a mudança faz parte, também, de uma expansão da Google. A empresa vai começar com smartphones, mas pretende levar para o Vietnã também outros aparelhos, como o Home e Chromecast. Por enquanto, as linhas de casa conectada da empresa devem ser transferidas para a Tailândia, segundo as fontes.

A expectativa é de que a Google fabrique e coloque no mercado entre 8 milhões e 10 milhões de smartphones Pixel este ano. O montante seria o dobro do número do ano passado, com 4,7 milhões de aparelhos. Segundo o IDC, somente no primeiro semestre deste ano, a empresa vendeu 4,1 milhões — mostrando que a estimativa de dobro é bastante possível.

A gigante faz o movimento junto a outras grande do mercado. A LG e a Dell também retiraram parte de suas produções, criando linhas de montagem de laptops no sudeste asiático. Neste ano, a Apple já começou a analisar outras regiões para produzir seus iPhones em parceria com a Foxconn.

Continua após a publicidade

Apesar das mudanças, a Google ainda vai continuar a produzir seus novos aparelhos na China, entre eles, o Pixel 4, esperado para 2019.

Fonte: Nikkei