Publicidade

Os melhores setores para empreender em 2022

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Janeiro de 2022 às 23h40

Link copiado!

StartupStockPhotos/Pixabay
StartupStockPhotos/Pixabay

Alguns setores devem representar boas opções de negócio em 2022, com o avanço da vacinação contra o novo coronavírus. Eles podem ser alternativas para quem quer lançar uma empresa pequena ou criar um empreendimento escalável, como uma startup.

Quer saber quais são eles? Veja, a seguir, os principais.

Agronegócio

Continua após a publicidade

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em 2022 deve crescer entre 3% e 5% no Brasil. A demanda será por soluções que utilizam tecnologia para otimizar o campo. Nos últimos anos, startups do segmento foram criadas para reduzir o uso de agrotóxicos, auxiliar no rastreamento da cadeia e trazer ganhos de produtividade.

Saúde

Em evidência desde o início da pandemia, o setor de saúde tem usado muito a telemedicina. Muitos médicos, entretanto, ainda buscam soluções para adotar essa plataforma. Ou seja, há oportunidades na locação de espaços, equipamentos e plataformas digitais. As startups da área receberam US$ 14,2 bilhões em investimentos globalmente em 2020. Entre as opções estão os nichos (como saúde da mulher e saúde do idoso) e os planos de saúde e as clínicas para públicos específicos.

Continua após a publicidade

Pets

A adoção de animais domésticos cresceu na pandemia. Os especialistas afirmam que isso abriu espaço para pequenas empresas de higiene e embelezamento, alojamento e treinamento de pets.

Serviços

O setor de serviços tem oportunidades para quem não pode gastar muito. É uma opção para empreendedores trabalharem diretamente da própria casa. Alguns dos nichos com potencial são: consultoria de marketing digital, produção de conteúdo, aulas particulares e serviços de beleza e bem-estar.

Continua após a publicidade

Alimentos

Apesar da inflação em alta, que deve afetar os custos, essa área pode se beneficiar dos novos hábitos de consumo, que dão espaço às entregas de refeições. Alguns nichos em alta são os de proteínas alternativas, produzidas principalmente a partir de plantas, e alimentação saudável.

E-commerce

Continua após a publicidade

As compras online devem continuar em alta em 2022. Para atuar no setor, vale investir em bens essenciais, como de saúde e alimentos, ou produtos com alta recorrência com a opção de assinaturas. Há boas oportunidades, ainda, na criação de serviços que auxiliem os varejistas a vender online.

Franquias

As franquias continuam sendo uma boa opção. Turismo e hotelaria foi o segmento que teve a maior alta até o terceiro trimestre de 2021, já que o avanço da vacinação levou à retomada de viagens. Outras áreas com boas perspectivas são casa e construção, saúde, beleza e bem-estar, alimentação e moda. Conversar com outros franqueados da marca em que está interessado é fundamental para decidir investir ou não. Além disso, vale evitar utilizar todo o capital na compra da franquia, já que ela vai exigir investimento ao longo dos meses.

Fonte: InfoMoney