Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 10 poderá exibir dados de navegação do Edge na barra de pesquisa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Março de 2021 às 08h25

Link copiado!

Microsoft
Microsoft

A Microsoft deve introduzir um recurso que integra o navegador Edge à barra de pesquisas do Windows 10. Ao efetuar uma busca, em vez de somente exibir aplicativos e arquivos, o sistema realizará uma varredura no navegador, o que inclui suas páginas favoritas, histórico de navegação e guias recentes. Embora isso já exista hoje, a divisão por abas separa cada categoria, o que pode ser abolido no futuro.

Com a novidade, a Microsoft expande a função original da Windows Search Bar. Ao mesmo tempo em que entrega resultados mais completos, pode causar confusão nos usuários que não usam a pesquisa do Windows para tal finalidade. Se o Edge estiver integrado com o celular, os resultados também mostrarão dados de navegação do dispostivo móvel.

Continua após a publicidade

É preciso considerar também sob o aspecto de privacidade, já que seus dados de navegação passarão a ser exibidos na área de trabalho. Seria prudente expor um site acessado recentemente quando a pessoa só quer abrir um app específico?

A parte boa é que o recurso poderá ser desligado de forma simples: basta acessar as configurações e procurar pela opção correspondente (veja abaixo, em inglês). Isso vai impedir que os dados de navegação sejam compartilhados com outras fontes de recursos do Windows.

Por enquanto, a novidade está disponível apenas para usuários do Edge Canary 91.0.831.0, uma versão voltada para testes, mas, se der tudo correr bem, pode desembarcar em uma atualização futura do navegador, o que passaria a impactar a busca no Windows 10.

Continua após a publicidade

Recursos que ninguém pediu

A ideia é que, integrando o Edge à busca orgânica do Windows, os usuários possam conhecer e utilizar o navegador repaginado, mas isso pode acabar tendo o efeito contrário. Essa “forçação de barra” é desnecessária, pois o browser melhorou bastante após começar a usar o Chromium como base. Com atualizações frequentes, mais segurança e suporte a extensões, o Microsoft Edge tem começado a ganhar espaço entre usuários.

A Microsoft tem o hábito de implementar inovações desnecessárias, que acabam mais atrapalhando do que ajudando. Há pouco tempo, vazou uma informação de que a próxima atualização do Windows 10 poderia trazer um recurso na barra de tarefas para coletar informações sobre o clima e notícias mais recentes de interesse do usuário. O intuito é tornar esses dados acessíveis de modo mais rápido, mas testes realizados indicaram um aumento no consumo de RAM, o que impacta no desempenho de notebooks e máquinas mais modestas.

O que você acha desta integração? Vai facilitar ou dificultar a vida do usuário comum? Deixe a sua opinião.

Continua após a publicidade

Fonte: Windows Latest