Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge vai aprimorar sincronização de dados entre dispositivos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Março de 2021 às 07h30

Link copiado!

Reprodução/Neowin
Reprodução/Neowin

Desde o lançamento do Edge baseado no Chromium, em novembro passado, a Microsoft tem se empenhado para atualizar continuamente o navegador, inserindo novos recursos para aprimorar a usabilidade e corrigir todas as brechas de segurança. O objetivo é atrair os usuários de longa data do Chrome e do Firefox para o seu aplicativo.

Mesmo com dezenas de funcionalidades rodando, parece que a Microsoft ainda não terminou de aprimorar o Edge. O foco agora é tornar mais fácil a retomada da navegação na internet, independentemente de qual dispositivo você está usando. Com isso, a empresa planeja expandir o uso em celulares, tablets, notebooks e desktops.

Continue a navegar de onde parou

Continua após a publicidade

O primeiro novo recurso planejado para o Microsoft Edge é o suporte sincronizado do histórico do navegador, programado para ser lançado no próximo mês. Com isto habilitado, o usuário será capaz de pesquisar os sites visitados em seu histórico local e nos demais dispositivos sincronizados. É uma mão na roda para quem precisa se lembrar de qual página entrou ontem, no seu PC de mesa, enquanto está na rua resolvendo alguma coisa.

A companhia revelou que estenderá as sugestões de preenchimento automático para incluir conteúdo copiado da área de transferência. A ideia é que, ao clicar em um campo de perfil ou endereço com informações copiadas, o Edge analise tudo e já ofereça o preenchimento de todos os campos (telefone, e-mail, CEP, rua, número, cidade e estado). Recurso similar até existe em outros navegadores, mas de forma mais simplificada, com base em preenchimentos anteriores. Essa novidade pode desembarcar até o final de abril.

Com o uso dos pagamentos online em alta, a Microsoft não poderia deixar de adaptar o Edge para essa nova realidade. O navegador dará aos usuários a opção de sincronizar suas informações de pagamento em todos os dispositivos conectados, começando com o Microsoft Edge 92, que será lançado em julho deste ano. Os dados serão armazenados com segurança e compartilhados em todos os navegadores que o usuário fizer login.

Continua após a publicidade

Em busca da liderança no setor

Recentemente, a gigante do Windows lançou novidades exclusivas para o navegador, como suporte para guias verticais, que permite que usuários vejam todas as abas abertas em um painel do lado esquerdo da janela. Também lançou um novo tipo de histórico, que se sobrepõe a aba atual, e uma tecnologia que reduz o consumo de memória RAM ao suspender temporariamente as abas inativas.

A empresa ainda adicionou um Modo Kids com recursos que ocultam propagandas das páginas de “Nova guia” e agrega filtros de conteúdo para barrar sites adultos, vídeos e fotos impróprios ou conteúdo não autorizado pelos pais.

Continua após a publicidade

Após anos sem protagonismo no ramo, a Microsoft mostrou que quer retomar a ponta no segmento de navegadores, algo que não ocorre desde versões iniciais do Internet Explorer. Quem ainda não experimentou o “novo” Edge, está deixando de conhecer um ótimo aplicativo. Com tantas novidades chegando, quem sabe não chegou a hora de dar uma chance?

Fonte: Techradar