Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vantagens e desvantagens de usar o navegador Opera

Por| Editado por Bruno Salutes | 22 de Novembro de 2021 às 20h30

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

O Opera (Android | iOS | macOS | Windows) é um navegador de internet e também uma das alternativas mais conhecidas ao Chrome e Firefox. Lançado em 1995, o browser se destaca da concorrência por ter alguns diferenciais bem interessantes, como VPN integrada, atalhos customizáveis e modo de economia de bateria.

Neste artigo, o Canaltech separou as principais vantagens e desvantagens de usar o Opera. Assim, você pode analisar com calma o que tem de bom e o que falta ser aprimorado, decidindo se este será o seu próximo navegador.

7 pontos positivos do navegador Opera

Continua após a publicidade

Desempenho otimizado

O Opera pode não ser o navegador mais rápido se comparado aos rivais, mas isso não significa que ele deixe a desejar no quesito performance. Ao contrário: por ser mais leve e consumir menos memória, a navegação tende a ser mais natural mesmo com várias abas abertas simultaneamente. Inclusive, o Opera se dá muito bem em PCs com pouca RAM.

Modo de economia de bateria

Outra funcionalidade pensada para o desempenho do navegador é um modo de economia de bateria. Quando está ativado, o navegador pausa animações de transição e extensões que não estão em uso, além de reduzir a atividade de abas que estão em segundo plano. Segundo o Opera, isso ajuda a economizar até 50% da vida útil da bateria do dispositivo.

Bloqueador de anúncios e VPN integrada

O Opera foi um dos navegadores pioneiros com bloqueador de anúncios já integrado, sem a necessidade de instalar um plugin externo. O recurso bloqueia a exibição de banners, pop-ups e outras janelas de propagandas indesejadas, deixando a interface mais limpa.

Além do bloqueador de anúncios, o Opera conta com uma função nativa de VPN (Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual, na tradução livre). Com ela, é possível acessar conteúdos restritos por país, também sem precisar recorrer a extensões de terceiros. Isso sem contar que o uso de uma VPN ajuda a tornar a navegação mais segura, reforçando a privacidade.

Continua após a publicidade

Suporte a extensões do Chrome

Embora seja um navegador concorrente, o Chrome se faz presente no Opera por uma boa razão: praticamente todas as extensões disponíveis no browser do Google podem ser usadas no Opera, uma vez que o navegador é construído a partir do código aberto do Chromium.

Continua após a publicidade

Na maioria dos casos, basta abrir a Chrome Web Store a partir do Opera e fazer o download da extensão desejada. Entretanto, você tem a opção de baixar o plugin Download Chrome Extension no Opera. Com isso, toda vez que você pesquisar por uma extensão e ela estiver disponível para o navegador, ela mostrará o botão “Usar no Opera”.

Meu Flow

O Opera possui uma seção na página inicial chamada "Meu Flow", que funciona como um espaço pessoal para os links, vídeos, imagens e notas que você precisa ter no computador e no celular ao mesmo tempo. Por isso, o ideal é que, se você faz uso do Opera no PC, também instale o navegador no dispositivo móvel para que essa sincronização seja ainda melhor e mais eficiente.

Continua após a publicidade

Atalhos customizáveis

Todos os navegadores de internet contam com atalhos de teclado para reduzir o uso do mouse ou touchpad. E no Opera a coisa não é diferente: pelas configurações do browser, é possível modificar por completo cada atalho disponível no programa. Além disso, o recurso serve como uma área de consulta para você saber para quê funciona cada atalho, já que a lista é grande.

Acesso rápido a redes sociais, música e configurações

Continua após a publicidade

Com uma interface intuitiva, o Opera tem botões de acesso rápido a algumas das redes sociais mais usadas, incluindo Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram. Elas ficam no menu lateral à esquerda da tela, e basta um clique para vincular sua conta e saber o que anda rolando em cada plataforma. Além disso, é possível sincronizar suas músicas em serviços de streaming como Spotify, Apple Music e Tidal, para ouvi-las com apenas um clique e direto no navegador.

Também está disponível um botão para abrir rapidamente o menu de configurações, sem que você precise entrar nessa seção. O menu, que fica à direita da tela, reúne os principais recursos, podendo ser ativados ou desabilitados a qualquer momento, e também com um único clique.

Continua após a publicidade

4 pontos negativos do navegador Opera

Erros e bugs inesperados

Falhas de funcionamento são comuns em qualquer programa de computador ou celular, e nem os navegadores estão imunes a isso. Acontece que o Opera também pode apresentar problemas de compatibilidade, como páginas que carregam incompletas ou elementos que ficam desconexos com o resto do site. Apesar de não serem graves, esses erros podem comprometer a experiência de usuário, em especial se você faz uso do navegador todos os dias.

Não permite criar vários perfis de usuários

Continua após a publicidade

Se você compartilha um único dispositivo com outras pessoas, então talvez o Opera não seja o navegador mais indicado. Diferente de outros browsers, o Opera só permite vincular uma conta por vez, o que significa que, se quiser alterar para outro perfil, será necessário sair da conta atual. Para completar, o Opera não possui o recurso de conta de convidado, em que os dados acessados por ela são apagados assim que o navegador é encerrado.

Chrome e Firefox ainda são mais rápidos

Testes que medem a velocidade dos navegadores de internet acontecem a todo instante. E se você analisar qualquer um deles, verá que o Opera ainda não alcançou a concorrência, principalmente o Chrome e Firefox, que costumam aparecer no topo da lista.

Continua após a publicidade

Veja bem: o Opera é sim um browser rápido e eficiente. Porém, ele não é mais rápido que o Chrome e Firefox, que por sua vez entregam uma performance melhor. Para muitos usuários, velocidade é o fator determinante em um navegador. Portanto, vai depender do que você costuma acessar enquanto navega na web.

Ainda faltam recursos básicos

O Opera também não tem acompanhado a evolução dos outros navegadores frente à demanda de novos usuários. Recursos que hoje são considerados básicos, como um modo de leitura e ferramentas de compartilhamento nas redes sociais, não estão disponíveis no Opera, o que pode ser fator decisivo para alguém querer usar o utilitário.

Continua após a publicidade

Fonte: Profolus