Publicidade

Vale a pena usar o navegador gamer Opera GX?

Por| Editado por Bruno Salutes | 12 de Outubro de 2020 às 19h30

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech
Tudo sobre Opera

Já ouviu falar em "navegador gamer"? O Opera GX (Mac | Windows) é o navegador desenvolvido pela Opera e voltado para melhorar a experiência de quem gosta de jogar pelo computador. Anunciado em 2019, foi considerado o primeiro software do tipo feito para contemplar essa comunidade virtual.

O Opera GX é baseado no Chromium, ou seja, utiliza a mesma estrutura de base do Google Chrome e de outros navegadores como, o Microsoft Edge e a versão tradicional do próprio Opera. Oferece uma grande variedade de funções, recursos nativos e opções de customização. No entanto, vale a pena mudar de navegador para o Opera GX? O Canaltech listou algumas funcionalidades do navegador, tanto para o público geral como específicas para quem consome os jogos. Confira!

Opera GX: funções de destaque

Continua após a publicidade

O Opera GX inclui diferentes recursos de forma nativa que podem não ser encontrados em outros navegadores concorrentes. Um deles, por exemplo, é a presença de um VPN próprio, que reforça a privacidade de navegação dos usuários. Possui, também, um bloqueador de anúncios nativo, sem a necessidade de instalação de uma nova extensão.

Dentro da experiência do usuário, o navegador oferece outros recursos que chamam a atenção. Em uma barra lateral, concentra diferentes opções, como o acesso ao histórico, extensões instaladas e atalho para configurações. Nela, é possível vincular diferentes plataformas de mensagens e redes sociais, como Twitter, Instagram, Messenger e WhatsApp. Com isso, basta clicar no ícone para abrir uma janela contendo a aba de mensagens, despontando como uma das funções mais interessantes do navegador.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Pensando na reprodução de mídia, existem dois recursos para destaque. O primeiro é a opção nativa de assistir a vídeos no formato picture-in-picture, com uma miniatura flutuante na tela – no Google Chrome, por exemplo, essa função só é disponibilizada a partir do uso de uma extensão específica. Além disso, o software possibilita a reprodução de música em segundo plano: se estiver ouvindo músicas, o volume é reduzido ou silenciado completamente ao reproduzir outro conteúdo.

A página inicial, por sua vez, não possui tanta diferença para outros navegadores. São exibidos os sites mais acessados ou atalhos escolhidos por conta do usuário, além de uma barra de pesquisa e um campo com as principais notícias. Funcionamento muito similar ao Microsoft Edge, por exemplo.

Continua após a publicidade

Opera GX: vantagens para o público gamer

Além do visual, que remete a outras plataformas e produtos direcionados a esse público, o navegador disponibiliza alguns recursos específicos. Um deles é o GX Corner, uma espécie de página inicial apenas com informações sobre games. Há um calendário de lançamentos, lista de jogos gratuitos, ofertas, trailers de jogos e notícias, todos reunidos em um único hub que pode ser muito útil.

O menu lateral, já mencionado anteriormente, ainda oferece suporte a duas plataformas muito utilizadas pelos gamers: Discord e Twitch. O Discord é uma ferramenta de comunicação muito comum em jogos, enquanto a Twitch reúne diversos streamings. Vinculando ambos, é possível ter um acesso rápido a essas ferramentas.

Continua após a publicidade

Por fim, um dos recursos mais interessantes está relacionado à performance. Navegadores podem consumir boa parte da memória RAM, especialmente com um grande número de abas abertas, e isso pode ser um problema. O Opera GX possui o GX Control, um painel de controle que ajuda a acompanhar e controlar a performance. Ativando-o, usuários conseguem limitar o uso de memória RAM e de consumo de rede pelo navegador. Dessa forma, o software pode ser utilizado durante uma jogatina sem exigir tantos recursos da máquina.

Dentro do GX Control há, também, o Hot Tabs Killer. Essa função analisa quais abas abertas estão consumindo mais recursos de CPU e RAM e fecha-as automaticamente. São duas funcionalidades que podem ser um grande diferencial em comparação a outros navegadores.

Opera GX: vale a pena?

Continua após a publicidade

De uma forma geral, o Opera GX é um navegador interessante e com muitos recursos disponíveis. Para quem não consome tantas novidades sobre o mundo dos games e procura apenas uma navegação rápida e prática, é recomendável utilizar a versão normal do Opera, que apresenta funcionalidades muito parecidas. ]

Porém, se você se considera gamer, vale a pena pelo menos testar o software.São diversas opções oferecidas para customização, e o GX Control traz controle de performance para as jogatinas. Além disso, a hub de notícias é uma maneira eficaz de consumir conteúdos diferentes sobre o tema.

Você já utilizou o Opera GX? Deixe sua opinião nos comentários!