Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge facilitará acesso a recursos via comandos na barra de endereços

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Março de 2021 às 10h35

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech

O Microsoft Edge prepara a adição de uma ferramenta bem semelhante ao Chrome Actions, do Google. Com ele, o usuário pode completar ações e comandos no navegador a partir da barra de endereços — entre as ações estão opções como exclusão de dados de navegação, abertura de uma janela anônima e gerenciamento de senhas salvas no app.

Devido a sua inspiração na ferramenta do Chrome, o recurso ainda não batizado oficialmente pela Microsoft foi carinhosamente apelidado de “Edge Actions”. Flagrado no Edge Canary, versão de testes do navegador, a função foi inserida discretamente entre as opções da página edge://flags, seção que guarda algumas das surpresas futuras ainda em fase experimental.

Continua após a publicidade

Ao habilitá-la — ação que exige a ativação simultânea das funções "Omnibox suggestion button row" e "Omnibox Pedal suggestions" na tela edge//flags —, o usuário poderá inserir comandos para o navegador a partir da barra de endereços (também conhecida como Ominibox). Estas são algumas das ações disponíveis:

  • Gerenciamento do histórico: “apagar cookies”; “apagar histórico” e “apagar cache”;
  • Gerenciar senhas: “editar senha”; “atualizar credenciais” e “gerenciar senhas”;
  • Atualizar navegador: “atualizar navegador” e “atualizar Edge”;
  • Abrir guia anônima (InPrivate): “InPrivate”; “abrir em guia anônima”; “abrir em janela InPrivate”;

É impossível negar as semelhanças com o Chrome Actions. Por lá, além de apresentar comandos parecidos, a disposição do botão de atalho é feita da mesma maneira, logo abaixo da barra de endereços.

A similaridade com Chrome coloca o Edge em pé de igualdade com a qualidade da experiência do maior navegador do mundo — e essa estratégia já se mostrou frutífera, visto que rendeu a segunda maior fatia do mercado ao produto da Microsoft.

Continua após a publicidade

Por enquanto, não há previsão para o lançamento do Edge Actions na versão estável — nem mesmo no Edge Canary a novidade foi distribuída para todos os usuários. Portanto, fique ligado no Canaltech para não perder nenhuma novidade.

Fonte: Techdowns