Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge 101 melhora alternância automática de perfis e atalhos para PWAs

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Abril de 2022 às 17h15

Link copiado!

Microsoft
Microsoft

O navegador Microsoft Edge foi atualizado para a versão 101 para trazer recursos interessantes, como a possibilidade de definir um perfil padrão, alternância automática para sites e um inicializador de aplicativos da web. O update conta ainda com outras pequenas melhorias para estabilidade do programa.

A criação de perfis individualizados é algo que caiu no gosto das pessoas, especialmente devido à necessidade de compartilhar tablets ou notebooks. Mas alguns usuários gostam de manter dois ou três diferentes para configurar regras mais rígidas ou mais flexíveis conforme a página visitada.

Continua após a publicidade

O Edge 101 traz uma opção aprimorada para alterar automaticamente isso. Você poderá manter um perfil padrão sempre que inicializa o programa e trocar de forma otimizada quando for acessar um site suspeito ou um e-commerce (assim as propagandas não serão exibidas eternamente em outras páginas).

Se não curtir esse troca-troca de perfis, dá para manter apenas um e seguir a navegação normal. A alternância não é o padrão, portanto ela só ocorrerá se você tiver configurado perfis e páginas para isso.

PWAs rápidos e melhorias em certificados

Os Aplicativos Progressivos da Web, chamados Progressive Web Apps (PWA), podem ser inicializados diretamente na barra de ferramentas do Edge. Antes, não havia um atalho para isso, mas a popularização dos PWAs fez com que a Microsoft permitisse o acesso rápido, sem precisar acessar o menu geral do navegador.

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores também decidiram incluir uma maneira de limpar certificados de sites manualmente. Agora, dá para abrir o seletor novamente sem precisar reiniciar o navegador — é só clicar no ícone de cadeado para acessar.

Além disso, a Microsoft fez melhorias no Enterprise Site List Manager e há uma nova política para permitir que os usuários instalem extensões de outras lojas (como a Chrome Web Store). No entanto, esses são recursos mais voltados para administradores de TI, mas abrem portas para mais opções futuramente.

No começo da semana, foi divulgado que o Edge terá um serviço de VPN integrado desenvolvido pela Cloudflare, além de novos ajustes de design voltados para o Windows 11 e da introdução do modo Picture-In-Picture (PiP) nativo. Para baixar a versão 101, clique no menu de três pontos, vá até "Ajuda e comentários" e selecione "Sobre o Microsoft Edge".

Continua após a publicidade

Fonte: XDA-Developers