Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Edge 100 traz melhoria para deixar o navegador ainda mais rápido

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Abril de 2022 às 16h38

Link copiado!

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech

O Microsoft Edge chegou à versão 100 do navegador com a melhoria de desempenho das guias adormecidas em destaque. Para economizar recursos do sistema para melhor velocidade e capacidade de resposta, a atualização colocará mais abas em suspensão e as ativará mais rapidamente assim que forem clicadas.

Uma publicação no blog oficial da Microsoft mostrou esse ajuste em termos técnicos. É possível ver dados sobre quanto esforço de processamento será poupado com o ajuste das guias em suspensão: cerca de 80%, ou 0,4 GB de memória de um total de 0,5 GB.

Continua após a publicidade

Os desenvolvedores adicionaram uma maneira de você ver quanta memória as guias de suspensão economizaram. Basta clicar no menu de três pontos e procurar por "Desempenho" — o modo da eficiência precisa estar habilitado para exibir os dados.

Dessa forma, segundo a Microsoft, a mudança deve colocar 8% a mais de guias para dormir, o que deve melhorar o desempenho geral do navegador e da máquina. Cada guia em suspensão economiza cerca de 85% de memória e 99% de CPU para o Edge.

Guias adormecidas

Essas abas do Edge colocam em modo de economia as páginas não abertas com frequência para poupar memória, algo muito útil em notebooks e desktops com configurações mais modestas. Para PCs mais parrudos, a novidade pode não fazer tanta diferença assim, exceto se você costuma trabalhar com dezenas de guias abertas em simultâneo.

Continua após a publicidade

São melhorias como essa que fazem o software subir no conceito do usuário. Hoje, o Edge já conseguiu a terceira colocação entre os navegadores mais utilizados no mercado, atrás apenas do Chrome e do Safari. Com recursos e desempenho, é natural que cada vez mais pessoas se rendam ao programa da Microsoft.

Fonte: Microsoft