Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Chrome 99 é lançado com melhorias internas e foco no desenvolvedor

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Março de 2022 às 19h54

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google Chrome 99, última versão do navegador antes da era de três dígitos, foi lançado nesta semana com novidades pouco visíveis para o usuário, mas importantes para a navegação. Isso porque o foco desta atualização foram melhorias internas para aprimoração do desempenho.

A primeira alteração foi um ajuste nas Cascading Layers (camadas em cascata, em tradução livre) da linguagem de programação CSS. Essa mudança permite controlar melhor a exibição dos elementos para evitar conflitos de estilo que causem falhas.

Continua após a publicidade

Essa novidade deve ajudar quem trabalha com sistemas de design, grandes bases de código e no gerenciamento de estilos de terceiros em aplicativos. Ela adiciona uma nova camada na cascata CSS, assim a precedência de uma camada sempre supera a especificidade de um seletor.

Outra mudança são os elementos de entrada HTML, que passaram a adotar um método chamado "showPicker()" para exibir um seletor do navegador para elementos de entrada, como cores, datas e horas. Isso é algo que você já deve ter visto em versões mobile de sites, mas era menos comum em sites para desktops.

A vantagem é que eles já vêm prontos para o desenvolvedor usar nas suas aplicações web, sem precisar criar tudo do zero. Todo formulário HTML que tiver esse formato de entrada já poderá adicionar o recurso automaticamente.

Continua após a publicidade

Melhorias gráficas e bloqueador de pop-ups

O Chrome 99 traz uma nova funcionalidade para a API Canvas 2D para possibilitar melhores ajustes gráficos como gradientes cônicos e suporte para filtros SVG. Essa é uma mudança bem específica para os designers que trabalham em aplicações para o navegador.

Além disso, o sistema agora conta com a API de reconhecimento de texto escrito à mão, o que permitirá que usuários usem canetas stylus ou outros acessórios de entrada. A ideia é permitir ao usuário escrever com sua própria letra e o software transformar o input em caracteres.

Continua após a publicidade

Por fim, o programa substitui a API webRequest (usada por todas as extensões de bloqueio de anúncios) pela API chrome.declarativeNetRequest. Essa mudança é considerada a grande inovação do Manifest V3 e deve reduzir o desempenho dos atuais adblocks do mercado. Isso porque a V3 permite que extensões tenham, no máximo, 30 mil regras, mas a maioria dos bloqueadores tem cerca de 100 mil.

Havia um temor na comunidade de desenvolvedores com a chegada do Chrome 100. A expectativa era que a virada do número 99 para o 100 fizesse com que sites interpretassem o string (código do navegador) como 00, o que impediria o acesso de quem estivesse no programa atualizado. O Google já trouxe essa solução integrada ao seu programa para evitar que possíveis falhas ocorram.

Já baixou o novo Chrome 99? É só acessar o menu de três pontos, ao lado da sua foto de perfil, e clicar em Ajuda > Sobre o Chrome. Depois, é só reiniciar o navegador e curtir as novidades do navegador do Google.

Fonte: Chrome