Chrome vai aposentar modo de economia de dados
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google decidiu remover o modo Lite do Chrome alegando falta de utilização pelos seus usuários. Esse recurso havia sido adicionado em 2014 na versão para Android no intuito de economizar o consumo de dados móveis, pois compactava páginas da web para reduzir o tamanho e melhorar o tempo de carregamento.
- Veja como será o novo ícone do Google Chrome em 2022
- Bloqueadores de anúncios ficarão menos eficientes no Chrome
Com a chegada das tecnologias 4G e 5G, houve uma redução no custo dos pacotes de dados e aprimoramento na velocidade de abertura de páginas. Quase oito anos após a chegada do modo Lite, praticamente ninguém mais o usa como algo essencial, razão pela qual o Chrome 100 para celulares deve aposentar definitivamente o sistema econômico.
O anúncio foi feito no fórum do Google pelo gerente de suporte do Chrome identificado apenas como Craig. O Chrome 100 para Android e iOS está previsto para chegar ao canal estável em 29 de março de 2022, data no qual o modo Lite deixará de funcionar até para as versões mais antigas do navegador.
Além de pouca gente usar, a gigante das buscas justificou a remoção com base nas diversas melhorias implementadas pelo programa nos últimos anos que passaram a fazer exatamente o que o recurso antigo fazia. Hoje, as páginas já carregam naturalmente mais rápidas e os celulares conseguem reproduzir filmes e séries por streaming sem muita dificuldade.
Embora prometa economizar até 60% de dados, esse número atualmente é bem menor do que isso, justamente porque não há tanta preocupação em reduzir o consumo. É provável que a chegada do 5G em países como o Brasil dispensem em definitivo a economia de pacotes de dados.
Dados móveis mais rápidos e em abundância
Na década passada, os dados móveis eram muito caros e lentos na maior parte do mundo. Navegadores com recursos de economia eram muito populares, porque ajudavam quem precisava acessar sites enquanto estavam fora da rede Wi-Fi. Os próprios desenvolvedores criavam soluções que compactavam páginas no lado do servidor na tentativa de reduzir o tamanho e tornar a experiência mais acelerada.
Antes chamado de "modo de economia de dados", o modo Lite foi renomeado na versão 73 do Chrome. De lá para cá, o uso despencou pelo mundo ao ponto de não ter mais vantagem para o Google mantê-lo ativo. Como é um recurso do lado do servidor, nada pode ser feito para mantê-lo após o adeus definitivo.
Para quem ainda tem pacotes de dados limitados ou internet móvel lenta, a recomendação é buscar por navegadores que mantenham tal solução ativa, como o Opera Mini ou o Browser Lite. Por enquanto, a única coisa que se sabe é que o Chrome 100 não deve trazer grandes inovações, mas a mudança para os três dígitos poderia "quebrar" vários sites.
Fonte: Suporte do Google