Publicidade

5 problemas das extensões para navegadores que você precisa saber

Por| Editado por Bruno Salutes | 26 de Outubro de 2020 às 22h00

Link copiado!

Matheus Bigogno/Canaltech
Matheus Bigogno/Canaltech

As extensões para navegadores já estão bastante presentes na vida da maioria das pessoas. Inúmeros navegadores hoje já contam até mesmo com suas próprias lojas virtuais, oferecendo este tipo de software, que pode bloquear propagandas, proteger contra sites maliciosos e muito mais.

Fato é que, apesar das inúmeras possibilidades e comodidades que as extensões oferecem aos usuários, especialmente automatizando certos processos, é muito importante ficar atento aos riscos que elas podem causar não só ao navegador, mas ao seu PC e até mesmo à sua segurança.

Continua após a publicidade

Abaixo, você pode conferir 5 riscos que as extensões que você baixa em seu navegador podem oferecer!

1. Segurança dos seus dados

Segurança de dados tem sido um assunto bastante discutido nos últimos anos. Muitos navegadores oferecem recursos de segurança para seus usuários, mas, ainda assim, há sempre os mal-intencionados, que buscam burlar os sistemas das empresas.

Por exemplo, a extensão CCB Cash, que dava 5% de cashback em compras de criptomoedas, estava dentro da Chrome Web Store e seus desenvolvedores foram acusados de roubar mais de US$ 81 milhões dos usuários. Somente após as acusações, a extensão foi removida da loja.

Continua após a publicidade

É crucial que os usuários, antes de instalarem extensões mesmo das lojas de cada navegador, pesquisem um pouco para averiguar se há problemas com o programa. Algumas podem até mesmo utilizar avaliações positivas falsas dentro das próprias lojas para mascarar irregularidades.

2. Segurança do seu dispositivo

Além de risco à sua segurança e dos seus dados, outro problema de baixar uma extensão é ela ser um malware que pode representar um risco para o seu dispositivo. Embora navegadores como o Mozilla Firefox tenham um amplo foco em segurança, nada impede que uma extensão seja uma porta de acesso para qualquer tipo de vírus.

Extensões que utilizam protocolo HTTPS, considerado um dos mais seguros da atualidade, podem instalar, indiretamente, códigos maliciosos que não são tão seguros assim.

Continua após a publicidade

3. Exibir propagandas invasivas

Outro problema que as extensões podem trazer é o chamado adware. Isto acontece quando um programa exibe uma grande quantidade de anúncios, muitas vezes em forma de pop-up, sem a permissão dos usuários.

Se você está enfrentando problemas desta natureza, pode removê-la definitivamente e verificar se o problema persiste. Caso persista, faça uma varredura com um antivírus para se certificar de que não há vestígios da extensão no seu dispositivo.

Continua após a publicidade

4. Prejudicar o acesso a outros sites

Extensões que têm por finalidade esconder algumas áreas de sites, como bloqueadores de anúncio, por exemplo, podem acabar afetando uma parte crucial do funcionamento dos sites que você acessa. Isso pode acabar comprometendo o acesso e até a segurança daquele site especificamente.

Se uma extensão está comprometendo um site que você precisa acessar com frequência, desative-a apenas enquanto estiver acessando-o.

5. Navegador e PC podem ficar mais lentos

Continua após a publicidade

O uso de uma grande quantidade de extensões, mesmo que leves, pode comprometer não só a performance do seu navegador, mas do seu PC. Nem todas são desenvolvidas pensando em economia de memória e processamento, portanto, fique sempre de olho no uso de RAM e CPU da sua máquina.

Um alto uso de processamento pode fazer com que o seu PC fique mais lento e, na pior das hipóteses, trave com maior frequência. Atualmente, não é preciso mais reiniciar o navegador para instalar ou desinstalar uma extensão, então, removê-la pode ser o processo mais rápido.

Faça uma avaliação para confirmar se você precisa mesmo de todas as extensões que estão instaladas no seu navegador e, sempre que necessário, faça uma limpa nas que não estão sendo utilizadas.

Continua após a publicidade

Agora você está um pouco mais familiarizado com os riscos de baixar extensões para o seu navegador, você pode cuidar um pouco melhor da segurança dos seus dados e dos seus dispositivos!