5 extensões que você pode usar para melhorar o desempenho do Mozilla Firefox

Por Sérgio Oliveira

Já faz algum tempo que o Firefox sofre um pouco quando o assunto é desempenho. Seja por problemas causados por extensões que apresentam mal funcionamento, e que mesmo assim estão disponibilizadas na loja do navegador, ou por algum recurso mal implementado, a verdade é que a Mozilla vem trabalhando há algum tempo para que o browser da raposa de fogo volte à sua melhor forma.

Enquanto isso não acontece, por ironia do destino, há algumas extensões que podem lhe ajudar a melhorar o desempenho do Firefox e fazê-lo rodar a todo vapor. Se você não aguenta mais e lerdeza do navegador no seu computador, essa lista foi feita especialmente para você. Confira.

1. Flashblock

Todo mundo sabe que atualmente o Flash é uma das pragas mais combatidas na internet. Além de apresentar inúmeras e sucessivas falhas de segurança, o plugin da Adobe também é conhecido por comprometer o desempenho dos navegadores que o executam - e com o Firefox isso não é diferente.

Embora seu uso esteja decaindo nos últimos tempos, com várias empresas já tendo anunciado o fim do suporte à tecnologia, a verdade é que o Flash ainda está solto por aí e causando muitos problemas. Para quem não quer mais lidar com ele, existe a Flashblock.

Flashblock bloqueia o carregamento e exibição de qualquer conteúdo em Flash. Usuário determina quando algo será reproduzido ou não

Flashblock bloqueia o carregamento e exibição de qualquer conteúdo em Flash. Usuário determina quando algo será reproduzido ou não (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Trata-se de uma extensão que detecta automaticamente blocos de animação Flash em um site e os bloqueia, impedindo seu carregamento e exibição para um melhor funcionamento do browser. No lugar do objeto, o Flashblock insere uma indicação de que aquele conteúdo foi bloqueado, além de permitir que o usuário o habilite manualmente caso acredite que há algo interessante e/ou importante ali.

Além disso, a extensão oferece suporte a listas de permissão para que determinados sites possam carregar seu conteúdo em Flash sem maiores problemas.

2. Image Block

Assim como os objetos Flash, as imagens também exigem mais recursos do seu navegador e tornam o carregamento de páginas mais demorado. Embora o impacto seja significativamente menor no desempenho geral do browser, bloquear o carregamento de imagens pode ser crucial principalmente para aqueles que navegam em computadores com recursos limitados.

Diante desse cenário, a solução ideal para impedir que imagens também saltem aos olhos em websites é a instalação da Image Block. A lógica é a mesma apresentada pela Flashblock, impedindo que as imagens sejam baixadas e exibidas em tela em prol de mais desempenho.

Ideia da Image Block é a mesma da Flashblock, barrando o carregamento e exibição de imagens para melhorar o desempenho do navegador da Mozilla

Ideia da Image Block é a mesma da Flashblock, barrando o carregamento e exibição de imagens para melhorar o desempenho do navegador da Mozilla (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Caso sinta que há necessidade de exibir as imagens bloqueadas, basta clicar no ícone da Image Block na barra de ferramentas do Firefox e pronto, tudo voltará ao normal. Ponto negativo para a ausência de uma lista de permissões, em que poderíamos definir quais sites podem carregar suas imagens sem necessidade da intervenção do usuário.

3. Speed Tweaks

Antes conhecida como Speedyfox, a Speed Tweaks já figura em listas de extensões para melhorar o desempenho do Firefox há alguns anos. O motivo disso é que essa extensão ajusta automaticamente as opções de desempenho disponibilizadas pela Mozilla na aba about:config, otimizando o navegador para o usuário sem que ele tenha de se esforçar para isso.

Mesmo que não entenda patavinas de inglês, o usuário poderá configurar o Firefox baseado nas sugestões que aparecem abaixo de cada opção na Speed Tweaks

Mesmo que não entenda patavinas de inglês, o usuário poderá configurar o Firefox baseado nas sugestões que aparecem abaixo de cada opção na Speed Tweaks (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Além disso, a extensão dá sugestões de configurações que podem ser realizadas para que o navegador funcione melhor, como a recomendação de proxies, ajustes no sistema de cache e mais. Como os benefícios variam de acordo com o que é configurado por cada usuário, vale a pena você testá-la para ver o quão mais rápido ficará seu Firefox.

4. Auto Unload Tab

Quem está acostumado a trabalhar com um punhado de abas abertas simultaneamente sabe que o Firefox devora a memória RAM e o poder de processamento do PC em processos que rodam em segundo plano. Se você sofre com isso com uma certa frequência, a Auto Unload Tab foi feita para você.

O principal atrativo dessa extensão é sua capacidade de "descarregar" as abas, liberando recursos da memória RAM e do processador do computador. Com isso, o Firefox ganha em desempenho e consome menos bateria de quem o utiliza em notebooks.

A Auto Unload Tab faz com que processos de abas em segundo plano sejam eliminados da memória RAM e processador do usuário a fim de otimizar desempenho do software

A Auto Unload Tab faz com que processos de abas em segundo plano sejam eliminados da memória RAM e processador do usuário a fim de otimizar desempenho do software (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Além disso, a Auto Unload Tab oferece opções para impedir que abas específicas sejam descarregadas, possibilidade de descarregá-las manualmente com apenas um clique e suporte a listas negras de sites que sempre podem ter suas abas descarregadas da memória do PC.

5. BetterFox

Eis uma extensão que funciona de maneira misteriosa, mas que cumpre o prometido: tornar a navegação no Firefox 15% mais rápida. Não há quaisquer informações que indiquem como exatamente ela faz isso, mas a BetterFox realmente otimiza a experiência no navegador da Mozilla.

Embora não revele seus métodos, a BetterFox implementa alguns recursos que melhoram a experiência do usuário como um todo. É o caso, por exemplo, da funcionalidade que carrega automaticamente a página seguinte dos resultados de busca do Google, eliminando a necessidade de clicar na paginação do motor de busca. Além disso, ela também adiciona favicons ao lado de cada resultado de busca para que você adicione cada um deles aos seus favoritos para leitura posterior.

Um dos recursos mais interessantes da BetterFox é a paginação automática dos resultados de busca no Google

Um dos recursos mais interessantes da BetterFox é a paginação automática dos resultados de busca no Google (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Essas e muitas outras adições não só colaboram para que o navegador funcione muito mais rápido, como também otimizam a experiência de uso de todo mundo.

Não funcionou como esperado?

Se mesmo com essas cinco sugestões de extensões o seu Firefox continuar pesado e engasgando, há mais algumas dicas que podem ser seguidas a fim de garantir o melhor funcionamento do browser. Por exemplo: tente limpar o cache do seu navegador, elimine alguns itens salvos nos seus favoritos caso a lista esteja grande demais e troque os servidores DNS que você utiliza.

Se você já teve problemas de desempenho com o Firefox e encontrou uma forma de contornar esse problema, conte para gente como fez e qual sua fórmula secreta. Ela envolve o uso de alguma extensão? Ou foi apenas fazendo alguns ajustes que você conseguiu fazer o navegador funcionar redondo? Deixe sua dica nos comentários aqui embaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.