Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome 90 permite criar links diretos para texto destacado em uma página da web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Abril de 2021 às 12h35

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google começa a levar um novo recurso de links para as páginas exibidas no Chrome 90. A ideia é permitir o direcionamento do usuário para uma seção específica do site linkado, o que facilita a localização de determinada informação. Ao citar um estudo, por exemplo, você poderá marcar o exato local de onde retirou aquela informação.

Lançado inicialmente como uma extensão para o navegador, chamado Link to Text Fragment, agora a novidade virá como uma função nativa. Ao visitar uma página da web, basta destacar o parágrafo ou a palavra desejada e clicar com o botão direito em Copy link to highlight (copiar link destacado, em tradução livre).

Continua após a publicidade

É gerada uma URL mais extensa do que a original do site, contendo alguns caracteres após o sinal de jogo da velha (#). Esses símbolos são o que guiarão o usuário para o trecho específico a ser compartilhado — se você remover todo o conteúdo depois do # a pessoa abrirá o topo da página, como de costume.

Essa era uma função que estava em testes há algum tempo pelo Google. Há relatos de pessoas que conseguiram usá-la antes de ser lançada oficialmente apenas ao selecionar o trecho e copiar o link da página normalmente. Com a adição de uma função ao menu do Chrome, essa passa a ser uma opção mais simples de ser usada.

O recurso já está disponível no Chrome 90 em desktops e dispositivos Android para alguns usuários — aqui no Canaltech, não estava liberado até o fechamento desta matéria. A estimativa é que chegue para todos aos poucos.

Continua após a publicidade

Ainda não há uma data estipulada para chegar ao iOS, mas isso deve acontecer em breve, já que a última grande atualização do navegador na plataforma da Apple foi em novembro de 2020, com o desembarque do Chrome 87.

Chrome 90 com poucas novidades

Apesar de esta ser uma funcionalidade para o novo update do navegador, o Chrome 90 não trouxe grandes inovações, especialmente para os desenvolvedores. Para quem trabalha com front-end criado em CSS, há boas novas: funções integradas ao Chrome que evitam que o texto fique "desencaixado", um fenômeno também conhecido como “overflow”.

As normas de APIs do navegador agora são conhecidas como Permissions Policy (antes eram nomeadas "Feature Policy"). Esse “contrato” entre o desenvolvedor e o navegador ainda funciona da mesma maneira: estabelece padrões para proporcionar uma boa experiência para o usuário.

Continua após a publicidade

Aqui está um vídeo com as principais introduções do browser, segundo o próprio Google:

Então, já baixou o Google Chrome 90? O que tem achado dessa versão atualizada? Use o campo de comentários para comentar.

Fonte: Google