Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atualização do Chrome 90 chegou com novidades para desenvolvedores

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Abril de 2021 às 23h00

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Nesta quarta-feira (14), o Chrome recebeu mais uma atualização. A distribuição estável do navegador chegou à versão 90 no Android, Chrome OS, Linux, macOS e Windows e introduz novidades para desenvolvedores, melhorias na experiência com videoconferências e ferramentas para fornecimento de feedback de recursos experimentais.

Para o desenvolvedor front-end familiarizado com CSS, boas novas: há funções integradas ao Chrome que evitam “texto desencaixado” — fenômeno também conhecido como “overflow”. Para o programador com inglês afiado, vale dar uma olhada no artigo do site CSS Tricks, citado pelo Google como uma boa alternativa para evitar esse problema e aproveitar a nova propriedade introduzida ao navegador.

Ainda para os desenvolvedores, as normas de APIs do navegador agora são conhecidas como Permissions Policy (antes eram nomeadas "Feature Policy"). Esse “contrato” entre o desenvolvedor e o navegador ainda funciona da mesma maneira: estabelece padrões para proporcionar uma boa experiência para o usuário.

Continua após a publicidade

As demais novidades relacionadas a CSS são mais interessantes para programadores. Se tiver curiosidade para a conferir o que há de novo — se ainda não tiver visto isso na versão de testes —, vale a leitura do artigo preparado pelo Google.

Em especial para os que participam de videoconferências com frequência, o Chrome 90 introduziu o encoder AV1 para o desktop, melhorado para conferências integradas com o WebRTC. Na prática, isso pode mudar a qualidade das chamadas em conexões de baixa velocidade, otimizando o consumo de largura de banda ao mesmo tempo que preserva a clareza visual. Ademais, a gigante testa legendas e efeito de desfoque em vídeos em tempo real, mas antecipa que os recursos ficarão estáveis apenas na versão 92.

Assim como qualquer outra atualização de softwares do Google, a atualização está sendo distribuída gradativamente. Vale ficar de olho na página oficial da Play Store para baixar a atualização no Android assim que estiver disponível. No PC, procure pela seção “Sobre o Chrome” no menu de Configurações verificar se há downloads pendentes.

Continua após a publicidade

O Google não menciona a chegada do Chrome 90 ao iOS no texto de anúncio. A omissão sugere que o iPhone continuará com o navegador na versão 87, que estreou na plataforma em novembro de 2020. Este mês, a Gigante de Mountain View liberou uma pequena atualização para correção de bugs, mas não deu qualquer previsão para quando o app ficará em dia novamente.

Fonte: Google (1, 2)