Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Car Thing: Spotify cria player experimental operado por voz para carros

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Abril de 2021 às 22h40

Link copiado!

Divulgação/Spotify
Divulgação/Spotify
Tudo sobre Spotify

Quem é dono de um carro cuja multimídia seja compatível com os sistemas Android Auto ou Apple CarPlay sabe o quão bom é ter toda a sua coleção de álbuns e playlists do Spotify — tudo ali, ao seu alcance, em uma interface adaptada para permitir uma condução segura (e com direito a comandos de voz para encontrar canções). Mas e os veículos mais antigos, como ficam? Bom, a maior plataforma de streaming de música da internet pensou em uma solução bastante interessante para esse problema, e essa solução se chama Car Thing.

Anunciado nesta terça-feira (13) pela companhia como um gadget experimental, o Car Thing nada mais é do que um pequeno dispositivo destinado a levar uma experiência agradável do serviço para automóveis que não possuam uma central multimídia como a descrita acima. Trata-se de um aparelhinho diminuto, com tela sensível ao toque e alguns botões físicos, destinado exclusivamente a exibir uma interface de usuário (e uma experiência de uso) do Spotify mais agradável para o motorista.

"O Car Thing permite que você reproduza seu áudio favorito mais rápido, então você já estará ouvindo aquela música de sucesso ou o último episódio de podcast antes mesmo de sair da garagem. Alternar entre seus áudios prediletos é fácil, permitindo que você mude para outra coisa assim que sentir vontade. E quando se trata de controlar o dispositivo, use-o da maneira que funcionar melhor para você, seja por voz, toque ou controles físicos", explica a companhia.

Continua após a publicidade

Uma das grandes novidades é justamente o uso de comandos de voz — o Car Thing responde ao comando “Hey, Spotify”, que pode ser seguido por qualquer instrução como “toque minhas favoritas”, “reproduza tal álbum” ou “mostre os mais populares do momento”, só para citar alguns exemplos. Caso prefira, há um botão giratório que também pode ser usado para navegar pela interface e quatro teclas configuráveis para atalhos que você desejar — além de, é óbvio, gestos no display sensível ao toque.

Como funciona

E é aí que você se pergunta como essa engenhoca funciona, certo? Pois bem. Primeiramente, deve-se ligar o Car Thing na tomada 12V de seu carro (o famoso “acendedor de cigarros”); em seguida, o aparelho deve ser pareado com seu smartphone via Bluetooth. Por fim, o telefone deve ser ligado à central multimídia ou reprodutor de áudio do automóvel através de qualquer conexão que esteja disponível (sem fio ou através de um cabo auxiliar). Só assim o gadget estará pronto para uso.

Continua após a publicidade

O produto vem com três suportes diferentes (um para tocadores de CD, outro para saídas do ar-condicionado e uma última colada diretamente no painel), sendo que todos contam com conexão magnética caso você precise retirar o seu Car Thing. Tecnicamente falando, o aparelho pesa apenas 96 gramas e possui um corpo emborrachado para maior durabilidade; sua tela possui 4 polegadas e seus microfones contam com uma tecnologia própria de cancelamento de ruído para ignorar outros barulhos dentro do possante.

"Nosso foco continua em nos tornar a plataforma de áudio número um do mundo — não na criação de hardware —, mas desenvolvemos o Car Thing porque vimos uma necessidade de nossos usuários, muitos dos quais estavam perdendo uma experiência de audição integrada e personalizada no carro. Não importa o ano ou modelo do seu veículo, acreditamos que todos devem ter uma experiência auditiva superior. Com o Car Thing, agora levaremos todo o nosso catálogo de músicas e podcasts a uma gama maior de usuários em uma gama ainda maior de veículos", complementa o serviço.

Infelizmente, por enquanto, o Car Thing não está à venda — ele será distribuído gratuitamente para assinantes do Spotify Premium sob convite, e apenas nos EUA. Após o período de testes, ele custará US$ 80 (cerca de R$ 457) e é compatível com smartphones Android 8 Oreo ou superior e iPhones com iOS 13 ou superior.

Continua após a publicidade

Fonte: Spotify