Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
E-mail
Raphael Giannotti/Canaltech
O mercado de monitores é bem dividido em segmentos. Se eu quero jogar, vou procurar por um modelo com painel IPS ou OLED, altas taxas de atualização de imagem, resolução mais alta, tamanho mediano e outras tecnologias. Para uso comum do dia a dia, a exigência não precisa ser tanta e as especificações podem ser mais modestas.
Para esse segundo público, a Samsung trouxe ao mercado brasileiro o ViewFinity S8, o primeiro monitor com resolução 4K e tela de 37 polegadas do mundo, uma verdadeira TV para trabalhar na sua mesa. Apesar dessas especificações e título, ele é mais simples do que aparenta.
Prós
Resolução 4K
Design fino
37 polegadas
Conexões importantes e em boa quantidade
Preço equilibrado
Ótima densidade de pixels
Contras
37 polegadas
Painel VA deixa as cores lavadas
Ghosting bastante acentuado
Suporte pouco firme
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
O Samsung ViewFinity S8 tem um design bastante enxuto, parece muito uma TV. Toda a carcaça da tela é feita em plástico 50% reciclado, reforçando o compromisso da empresa com o meio ambiente. A tela, mesmo tendo a fonte interna, é bastante fina. Já a sua base é em aço para sustentar essa tela gigante e pesada. Tudo é feito na cor preta e vai bem com qualquer tipo de setup.
Sua telona é plana e tem 37 polegadas, cinco polegadas a mais que o tradicional 32" disponível no mercado. A Samsung defende que essas 5" fazem diferença na produtividade, já que é possível ter mais elementos na tela. A montagem do monitor é muito fácil, dispensando o uso de ferramentas. A película externa é fosca, com antirreflexo, e funciona muito bem.
1 / 6
Samsung ViewFinity S8 37" atrás de um Alienware de 27 polegadas
Raphael Giannotti/Canaltech
A maior ressalva em relação ao seu design, tem a ver justamente com seu maior benefício: o seu tamanho. Em uma mesa de 1,20 m de comprimento por 60 cm de largura, com um gabinete relativamente pequeno, o monitor ocupa cerca de 2/3 do espaço. Além disso, é bom que sua mesa seja reforçada, já que ele pesa quase 9 kg. E na verdade nem é tanto para um monitor desse tamanho. Para efeito de comparação, o Samsung Odyssey 3D de 27 polegadas (review em breve) pesa 1,5 kg a menos.
O tamanho de 37 polegadas, aliado à resolução 4K, tornam esse monitor uma ótima opção para trabalhar
— Raphael Giannotti
Tela
O maior destaque do Samsung ViewFinity S8 é sua tela, não tem como negar. Mas o ponto positivo dela é o tamanho para o que se propõe a fazer: aumentar a produtividade ao permitir que mais coisas sejam mostradas ao mesmo tempo. Existe um outro lado, e ele é negativo: o painel VA.
Continua após a publicidade
Imagine o seguinte cenário: você tem um monitor menor, de 27 polegadas, mas com painel pelo menos IPS, que já entrega uma boa qualidade, já que trabalha com edição de foto e vídeo e precisa desse recurso. De repente, você precisa de uma tela maior para aumentar a produtividade, e não só isso, com nitidez de imagem maior, algo que esse modelo entrega com a resolução 4K. Porém o painel é VA, e você perde muito nessa troca em relação às cores. O que fazer?
Esse é um cenário bastante possível. Eu estive usando um monitor OLED por meses, de muita qualidade, então "desci" para IPS com o Odyssey 3D (que é muito bom), e agora ao usar o ViewFinity S8, a mudança é muito grande, mesmo comparando com um IPS.
Para quem trabalha somente com textos e planilhas, o VA não faz muita diferença, mas duvido que você não vai querer assistir algo nessa telona 4K. Aí também entra a desvantagem desse monitor, e nem o HDR faz muita diferença, para ser sincero.
Continua após a publicidade
Deixando isso de lado, ele conta com taxa de atualização de 60 Hz e tempo de resposta de 5 ms, definitivamente não é para games (eu tentei, e realmente não dá). O ponto alto dessa tela é que muitas aplicações já mostram tudo o que tem na interface sem precisar rolar para baixo, e isso é algo que realmente ajuda na produtividade.
Qualidade de imagem
Por conta da resolução alta, a qualidade de imagem do Samsung ViewFinity S8 de 37 polegadas é boa. Quando soube que o receberia para análise, sabendo que ele é totalmente voltado para trabalho, meu receio era em relação à densidade de pixels, já que quanto maior a tela, pior é a densidade de pixels, principalmente olhando de perto. Quando ela é baixa, é muito perceptível em caracteres e ícones, mas não tenho do que reclamar sobre isso, na verdade elogiar. Ótima densidade de pixels aqui.
O que tem a ver com nitidez de imagem, esse monitor se garante, mas um de seus pontos fracos, como dito antes, é na exibição das cores. Mesmo que a fabricante defenda que é possível exibir 1,07 bilhão de cores com o HDR 10, a limitação nesse caso é o painel VA, que perde para um IPS sem esse nível de ajuste, facilmente.
Continua após a publicidade
Ou seja, se você trabalha com imagem, terá uma excelente nitidez, com bastante detalhes, mas que ficará devendo no quesito reprodução de cores e contraste, com tudo parecendo mais lavado, sem vividez. Você até consegue amenizar um pouco essa questão ao mexer nas configurações de cores do monitor, mas não é mesma coisa que ter um painel melhor.
Mas o pior problema desse monitor é efeito ghosting, causado pelo tempo muito alto de reposta dos pixels. Esse problema é extremamente perceptível ao rolar a página e todos os elementos deixam um rastro na tela, algo que incomoda bastante e até gera um certo desconforto. Depois de passar tanto tempo usando monitores IPS e OLED com tempo de resposta menor do que 1 ms, isso é algo que realmente me pegou negativamente. Mesmo usando por dias, não consegui acostumar com isso.
Continua após a publicidade
Especificações técnicas
O ViewFinity S8 não é um monitor gamer, então ele não conta com algumas das features que melhoram o desempenho como alta taxa de atualização de imagem, tempo de resposta baixo, ou suporte a recursos de sincronização de imagem como NVIDIA G-Sync e AMD FreeSync, mas oferece recursos o suficiente para quem trabalha:
Tela
Modelo: ViewFinity S8 (LS37D800UANXZD)
Tamanho Diagonal: 37 polegadas
Tipo de Painel: VA
Resolução: 3840 x 2160 (4K)
Proporção de Tela: 16:9
Ângulo de Visão: 178° (Horizontal) / 178° (Vertical)
Continua após a publicidade
Desempenho
Taxa de Atualização: Máx. 60 Hz
Tempo de Resposta: 5 ms
Contraste: 3000:1 (Estático)
Brilho: 350 cd/m² (típico)
Tecnologia de Sincronização: Não possui (FreeSync: Não, G-Sync: Não)
Cor e Imagem
Gama de Cores: sRGB 100% (típico)
Profundidade de Cor: Máx. 1.07 bilhão de cores
Suporte a HDR: HDR10
Continua após a publicidade
Conectividade
Portas de Vídeo: 1 x DisplayPort 1.2, 1 x HDMI 2.0
Portas USB: 1 x USB-C (com 90W de Power Delivery), 3 x USB 3.0 (downstream), 1 x USB-B (upstream)
Portas Adicionais: 1 x Ethernet (LAN), 1 x Headphone (Saída de áudio)
Recursos Adicionais
Proteção Ocular: Eye Saver Mode e Flicker Free
Outros Recursos: KVM Switch integrado, Picture-In-Picture, Picture-By-Picture, Auto Source Switch+, Adaptive Picture
Ajustes Ergonômicos: Altura (até 120 mm), inclinação (-5° a +20°), giro (-30° a +30°)
Montagem VESA: Compatível com 100 mm x 100 mm
Continua após a publicidade
Dimensões e Peso
Dimensões com Suporte: 823.9 mm de largura x 250.0 mm de profundidade x 648.0 mm de altura
Dimensões sem Suporte: 823.9 mm de largura x 41.8 mm de profundidade x 486.5 mm de altura
Peso com Suporte: 8.9 kg
Peso sem Suporte: 5.9 kg
O uso do painel VA é o grande vilão do Samsung ViewFinity S8, e isso pesa mais do que os pontos positivos
— Raphael Giannotti
Conectividade
Continua após a publicidade
O Samsung ViewFinity S8 oferece diversas conexões, desde USB, HDMI e Display Port. Na lateral da parte traseira, o monitor oferece três USB-A, saída para microfone e entrada RJ-45. Já na parte debaixo, ele conta com um DisplayPort 1.2 e HDMI 2.2, além de um USB-B e USB-C, que permite transferência de arquivo e carregamento de 90W. Ou seja, esse modelo é bastante completo nesse sentido.
Usabilidade
Já deu para entender que esse monitor da Samsung é grande. Ele não chega perto do tamanho de TVs atualmente, que passam facilmente de 50 polegadas, mas vale lembrar que estamos falando de um monitor com uma tela de 37 polegadas que fica em cima de sua mesa. Isso por si só afeta a usabilidade.
Continua após a publicidade
Tirando o fato particular, a troca de monitor com certa frequência e isso me dá uma outra visão (já que envolve levá-lo para outro lugar, desmontar, montar, guardar na caixa), vamos focar na realidade do usuário: o ViewFinity S8 é bem "molengão".
Por causa da tela grande e (talvez) o suporte relativamente fino, eu achei que ele balança demais. E isso não é só mexendo a mesa, como digitando também. Conforme você tecla, o monitor vai reagindo e a tela começa a dar uma leve chacoalhada, o suficiente para você perceber que ele está se mexendo enquanto digita.
Concorrentes
Se tem uma palavra que define o Samsung ViewFinity S8 de 37 polegadas é "único". Não existe outro modelo como ele, pelo menos ainda não. Então fica um pouco difícil de encontrar concorrentes. Com isso em mente, menciono abaixo dois modelos que entregam o máximo de tecnologias parecidas, com preço equivalente.
O primeiro deles é o Dell Pro 32 Plus, um monitor com resolução 4K em um painel IPS de 32 polegadas e tempo de resposta que passa de 5 ms. Ele ainda oferece 100 Hz de taxa de atualização de imagem, que garante mais fluidez, não tem todas as conexões do modelo da Samsung, mas tem o suficiente, e seus ajustes também são completos.
A outra sugestão é o Lenovo Thinkvision de 32 polegadas. Dos três, ele é o mais caro, chegando próximo de R$ 4.500, quase R$ 1.000 a mais que o modelo da Samsung. O monitor da Lenovo traz um painel IPS de 60 Hz com resolução 4K, com 4 ms de tempo de resposta mínimo, ajustes de altura, inclinação e giro, e conta o básico em conectividade.
O Samsung ViewFinity S8 é realmente único, é tanto que não achamos nada perto do que ele oferece atualmente no mercado. Seu principal objetivo é facilitar a vida de quem precisa de muitas informações na tela, seja através de uma aplicação, ou várias, e ele consegue proporcionar isso, e com muita nitidez por conta da resolução 4K.
Porém não tem como ignorar as cores lavadas do painel VA, mesmo com HDR e ajustes no próprio monitor. Isso limita bastante o uso de profissionais que lidam com imagem, mesmo que o tamanho da tela e a resolução sejam perfeitos para isso. Particularmente, os 60 Hz incomodou um pouco, mas entendo que esse não é um requisito para uso profissional e nem o foco desse produto.
O outro grande problema desse monitor me incomodou ainda mais do que as cores lavadas e baixo contraste: o ghosting realmente atrapalha na usabilidade dele. Enquanto as cores podem ser amenizadas com ajustes finos, não tem o que fazer com o esse problema.
O Samsung ViewFinity S8 37" tem bom preço, atualmente custando R$ 3.599,00 à vista no site oficial (um pouco mais no varejo), um valor consideravelmente menor que outros modelos parecidos, embora a maioria deles use pelo menos painel IPS. Eu acho que houve um desequilíbrio na oferta de recursos e por pouco (pelo menos adicionando um painel IPS), a Samsung teria entregado um monitor realmente interessante.