Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é e como resolver ghosting no monitor

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Dezembro de 2021 às 17h30

Link copiado!

Alexandru Acea/Unsplash
Alexandru Acea/Unsplash

Entre as diversas configurações a se prestar atenção na hora de comprar um monitor está o tempo de resposta do display, especialmente para quem quer evitar o famoso ghosting no monitor. Essa característica, que pode parecer confusa em um primeiro momento, basicamente representa o tempo que os pixels da tela levam para realizar a transição de uma cor para a outra.

Telas OLED contam com resposta praticamente instantânea, devido à natureza de que cada pixel se autoilumina e é controlado individualmente, enquanto painéis LCD, incluindo os populares IPS, demoram um tempo maior em virtude da movimentação do cristal líquido.

Monitores, TVs e outros dispositivos de exibição que contam com tempos de resposta muito prolongados apresentam um artefato incômodo — o chamado ghosting.

Continua após a publicidade

O que é ghosting?

O ghosting no monitor nada mais é que a percepção de um rastro em imagens em movimento, muito similar ao efeito de motion blur presente nos games. Essa persistência de imagem se assemelha a um fantasma, o que originou o nome ghosting (originário de ghost, do inglês, fantasma).

O artefato é comum em modelos que contem com tempo de resposta elevado, normalmente acima de 4 milissegundos (ms) — é importante ressaltar que o ghosting não é um defeito, mas uma característica dos painéis LCD que tragam tempo de resposta alto.

Continua após a publicidade

Por ser mais visível em imagens de maior movimento, o ghosting é um dos principais problemas de jogadores, que estão constantemente movendo objetos na tela em alta velocidade.

Felizmente, existem maneiras de confirmar que o seu periférico apresenta o efeito, além de alguns métodos que podem ser aplicados para reduzi-lo.

Como fazer teste de ghosting no monitor

É possível avaliar o comportamento do seu monitor e checar se há presença de artefatos de ghosting apenas com o celular — apesar de não serem perfeitos, os resultados serão bons o suficiente para confirmar a presença dos rastros — e o site UFO Test, ferramenta mais popular utilizada por sites especializados para reviews de monitores.

Continua após a publicidade

O processo é relativamente simples, bastando empregar as seguintes etapas:

  1. Com o sinal de vídeo exclusivamente encaminhado para o monitor que será analisado, acesse o site do UFO Test Ghosting
  2. Espere até que o retângulo colorido na região inferior do site fique verde e exiba a mensagem "*Ready"
  3. Abra a câmera do celular e acesse o modo de gravação de vídeo
  4. Aproxime a câmera ao topo do site, na região de texto, e então toque e segure para que o foco seja fixado
  5. Desça o celular para a região do teste e então leve-o de um lado para o outro do display algumas vezes

Você pode conferir um exemplo prático para entender melhor o processo no vídeo a seguir, gravado pelo próprio inventor da ferramenta:

Continua após a publicidade

É importante que, durante a movimentação, as linhas brancas que trafegam pelas faixas pretas entre cada faixa de discos voadores pareçam verticais — isso garante que as imagens estejam sincronizadas com a câmera, e garantem a precisão do teste.

No cenário ideal, as imagens dos discos voadores devem estar o mais nítidas possível, com presença mínima de rastros ou ainda do inverse ghosting, a presença de um rastro esbranquiçado resultante da aplicação exagerada de uma das técnicas para corrigir o ghosting.

Como corrigir o ghosting

Existem inúmeros fatores que podem influenciar na presença de ghosting na imagem e merecem uma verificação: a conexão dos cabos de vídeo, que precisa estar bem fixa; a aplicação de filtros de movimentos "cinematográficos" nas configurações de TVs; a atualização de drivers da placa de vídeo; taxas de atualização, especialmente baixas; e até mesmo proximidade de objetos do painel.

Continua após a publicidade

Alguns monitores, em particular modelos gamer, também oferecem o recurso Overdrive, que acelera o painel para reduzir os tempos de resposta e consequentemente aliviar ou até mesmo eliminar o ghosting quando há uma boa implementação da função. Você pode ativar e ajustar a intensidade do Overdrive no menu de configurações do monitor.

Monitores com soluções pouco trabalhadas de Overdrive podem apresentar o já citado inverse ghosting, portanto fique atento à intensidade do recurso — o artefato inverso é mais comum de acontecer quando perfis mais intensos são aplicados. Atente-se ainda aos diferentes nomes utilizados pela fabricantes para se referir à função, incluindo:

  • Overdrive (ASUS e HP)
  • Advanced Motion Acceleration — AMA (BenQ)
  • Tempo de resposta (Dell, LG e Samsung)
  • Compensação de tempo de resposta
  • Aceleração de Movimento
Continua após a publicidade

Fonte: HP, Blur Busters