São Paulo inicia testes com ônibus elétrico 100% movido a baterias
Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 22 de Novembro de 2021 às 15h30
A cidade de São Paulo terá, em breve, novos ônibus elétricos disponíveis em sua frota. E eles serão diferentes daqueles que nos acostumamos a ver rodando por aí, com cabos ligados aos fios de energia. Produzidos em parceria pela empresa chinesa Higer Bus e pela TEVX Motors, os ônibus são do modelo Azure A12 BR, 100% movidos a bateria, e começarão a ser testados pela SPTrans em 2022.
- BYD coloca seus ônibus elétricos articulados para rodar em São Paulo
- Paraná agora tem ônibus elétrico para 44 passageiros em trecho regional
- Startup dos EUA desenvolve ônibus voador elétrico capaz de levar até 40 pessoas
De acordo com um comunicado oficial da Prefeitura de São Paulo, a transição da frota poderá ser acelerada com o apoio do Projeto Zebra (Acelerador de implantação rápida de ônibus de emissão zero, na sigla em inglês), que escolheu, além da capital paulista, mais três cidades para realizar os testes, todas integrantes do C40 cities: Medellín (Colômbia), Santiago (Chile) e Cidade do México (México).
Segundo o que foi firmado, o ônibus elétrico movido a bateria passará por avaliação técnica pela SPTrans e, posteriormente, será testado por três viações da cidade.
Como é o Azure A12 BR?
Os novos ônibus elétricos começarão a rodar por São Paulo em 2022 e, se tudo caminhar bem, terão produção nacional a partir de 2023. Os veículos têm como pontos fortes a produção de energia limpa e o conforto. Eles são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, capacidade para 70 passageiros e piso baixo para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
“A Higer Bus se comprometeu a fazer inicialmente investimentos da ordem US$10 milhões junto ao C40, no Projeto Zebra, para a criação de infraestruturas de produção de modo a atender ao grande potencial deste mercado em nosso País”, explicou Marcelo Barella, diretor geral da Higer Bus para América do Sul.
Os planos da marca chinesa incluem ainda trazer ao Brasil ônibus elétricos para fretamento, com os mesmos 270 quilômetros de autonomia dos que ficarão disponíveis para o transporte público, além de vans elétricas para transporte de carga e passageiros - como também anunciou recentemente a JAC Motors.
Fonte: Inside EVs, Higer, Prefeitura SP