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JAC apresenta a iEV750 VIP, 1ª van de passageiros 100% elétrica do Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Novembro de 2021 às 12h10

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Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

A JAC Motors apresentou recentemente o E-J7, sedã elétrico que chegou para completar a família de carros de passeio da marca chinesa. Mas ela não quer fincar seu nome no Brasil só nesse segmento: nesta quarta-feira (10), em evento que contou com a participação do Canaltech, foi a vez de a montadora mostrar a iEV750 VIP, 1ª van de passageiros 100% elétrica do país.

O veículo é derivado da iEV750V, versão de carga que já estava no mercado. Ela tem espaço para 14 ocupantes, sendo 13 passageiros e o motorista. Segundo a JAC, a ideia é que o modelo seja utilizado principalmente no transporte executivo de passageiros em curtas ou médias distâncias, com especial destinação para aeroportos, hotéis, resorts, restaurantes e empresas de transporte.

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Durante o trajeto de cerca de 30 quilômetros entre a concessionária da marca, localizada na avenida Gastão Vidigal, em São Paulo, e um restaurante na região da Aldeia da Serra, o presidente da empresa, Sérgio Habib, que acompanhou alguns jornalistas no protótipo da van elétrica, revelou que a Rede Globo e outras empresas já mostraram interesse em encomendar o modelo: "Há uma demanda muito grande. Bem maior do que a gente achava".

A van é dotada de um motor de 163 cv de potência, com torque de 76,4 kgfm. A bateria da iEV570 VIP é de 92 kWh e, segundo a montadora, tem capacidade de oferecer autonomia de até 235 quilômetros com emissão zero de poluentes. O vídeo abaixo mostra também o quanto o veículo é silencioso, e o som ambiente, na verdade, é o do ar-condicionado digital, projetado exclusivamente para o protótipo.

Atendendo a pedidos

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Habib também revelou que o lançamento da iEV750 VIP foi um "pedido público" dos brasileiros. Segundo ele, a marca estava estudando colocar no mercado uma van elétrica para transporte de passageiros, mas foi o apelo popular que deu o empurrãozinho final: “Esse modelo foi um pedido objetivo de nossos clientes. Pode ser até que viéssemos a lançar a versão da van para passageiros no futuro, mas a demanda de alguns clientes surgiu antes. E fomos buscar um parceiro comercial de renome para realizar a transformação”.

O parceiro de renome citado pelo executivo da montadora é a Alpha6, empresa sediada no interior de São Paulo que tem experiência na transformação de veículos comerciais. Leandro Zillig, sócio-fundador da parceira da JAC, também celebrou o lançamento: “A parceria com a JAC é uma ótima oportunidade de criar um desafio e ir além. O mercado de veículos elétricos é um oceano azul e queremos estar com a JAC Motors produzindo veículos especiais que ajudem a transformar o mundo em um lugar melhor”.

Em conversa com a reportagem do Canaltech, Zilllig explicou que o protótipo apresentado pode ser adaptado "ao gosto do freguês", com o espaço interno do corredor sendo diminuído em alguns centímetros para aumentar o conforto dos passageiros, por exemplo. Há ainda a opção de trocar a cor do assoalho ou do estofado, caso o cliente assim deseje.

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Economia à vista

Segundo a JAC Motors, a van 100% elétrica será extremamente econômica. Um exemplo citado na apresentação do modelo fez as contas, literalmente, "na ponta do lápis". De acordo com a empresa, uma carga de 92 kWh, na média de custo de energia elétrica no Estado de São Paulo, custa R$ 55 (ou R$ 0,60/kWh).

Como o modelo da JAC percorre até 235 km após esse investimento por recarga, a conta final é a seguinte: R$ 0,23 por km rodado. Comparando esses valores com o preço do óleo diesel, que custa em média R$ 5,20 por litro, temos a seguinte situação: uma van "comum" rodando 7 km/l, gastaria R$ 0,74 por quilômetro rodado, mais do que o triplo da van 100% elétrica da JAC.

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O preço para quem quiser encomendar a van 100% elétrica está definido. Ela sairá por R$ 419.900 em sua versão para carga; já a variante para passageiros será comercializada por R$ 479.900. O prazo de entrega após o pedido sacramentado é longo e beira os 60 dias, segundo o executivo da Alpha6.

O preço, que à primeira vista pode parecer assustador, "se paga com o tempo", de acordo com Habib. "A gente calcula que ele se pague quando completar 120 mil quilômetros. Se você roda 30 mil quilômetros por ano, em quatro anos ele já se pagou. Se você roda pouco, leva seis, sete anos. A Globo, por exemplo, roda pouco, mas a conta é outra. Ela começa a passar a imagem de uma empresa que está controlando e reduzindo a emissão de CO2".