Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp supera Facebook como principal rede social para comércio eletrônico

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Setembro de 2022 às 20h30

Link copiado!

Freepik
Freepik
Tudo sobre Facebook

Um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) revelou que o WhatsApp superou o Facebook como principal rede social para comércio eletrônico. Os dados foram obtidos entre 2019 e 2021 pela pesquisa TIC Empresas, que oferece dados relevantes sobre a posse e uso de tecnologias de informação e comunicação para empresas brasileiras.

Segundo as informações divulgadas, cerca de 72% das empresas possuem conta no WhatsApp, enquanto o Facebook fica em segundo lugar, com 65%. O número de empreendimentos vendendo pela internet também cresceu de maneira evidente, alcançando 73% em 2021, contra 59% em 2019.

"O uso de aplicativos de mensagens nas vendas foi a forma encontrada por muitas empresas para contornar os efeitos da pandemia e em um contexto de distanciamento social”, explica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br e NIC.br.

Continua após a publicidade

O estudo ainda demonstra que a presença digital se estendeu para as outras plataformas. Em 2019, 44% das empresas possuíam contas no Instagram, TikTok, Snapchat ou Flickr, número que cresceu para 66% em 2021. No geral, 87% das empresas alegaram possuir contas em alguma rede social.

Diferenças do WhatsApp e Facebook na presença digital

O TIC Empresas 2021 detalhou alguns recortes sobre como as empresas distribuem sua presença digital. Conforme os dados divulgados, pequenas empresas são as que mais utilizam plataformas de mensagem instantânea (como WhatsApp, Telegram e chat do Facebook), com 80%, enquanto grandes e médias empresas estão mais presentes via e-mail, com 71% e 72%, respectivamente.

Outras informações relevantes apontam que a venda por canais exclusivos, como websites e lojas virtuais, são predominantes em grandes empresas. Os meios de pagamento que tiveram destaque no comércio digital são durante o período da pesquisa foram os cartões de crédito, com 76%, e o PIX, lançado em 2020, com 72%.